Psicologia das Cores – Como Usar a Favor do Seu Negócio

Tempo de leitura: 9 minutos

Psicologia das Cores – Como Usar a Favor do Seu Negócio.  Você sabia que a psicologia das cores é muito utilizada por empresas de todo o mundo dentro das suas estratégias de marketing.

Mas sobre o que diz respeito essa técnica? Como é que ela pode fazer a diferença em termos de aumento da taxa de conversão de qualquer empresa?

Isso é o que irei mostrar a você aqui nesse artigo, deixando bem claro como que mesmo sendo algo bastante simples, a psicologia das cores envolve muitos estudos e técnicas por trás.

Quer saber tudo sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Boa leitura!

Psicologia das cores
Fundo vetor criado por bluelela – br.freepik.com

O Que é a Psicologia Das Cores?

Para entender como utilizar a psicologia das cores, primeiramente é necessário entender do que ela se trata.

Ela nada mais é do que o estudo que tem como objetivo a compreensão sobre como as cores podem influenciar no comportamento humano.

Ou seja, essa é uma área dentro da psicologia que faz uma análise geral dos efeitos que cada cor geral nas pessoas, seja modificando suas emoções ou despertando desejos, por exemplo.

Através dessa técnica, as empresas passaram a entender e a utilizar as cores a seu favor dentro do marketing, optando por aquelas que transmitem ou influenciam as pessoas como desejado por elas.

Dessa forma, se uma empresa sabe que o vermelho desperta a sensação de poder e o senso de urgência, então ela deverá utilizar essa cor em suas campanhas de marketing ou mesmo em sua marca.

Conhecer tudo sobre a psicologia das cores, portanto, permite a você saber como utilizá-la para alcançar os seus objetivos de marketing e até mesmo na criação do seu brand.

Brand Persona: O Que é E Como Criar A Sua?

Mas por que?

Porque dentro do marketing de uma empresa, todo detalhe que está implícito e um serviço ou no produto que ela oferece impacta diretamente o consumidor, de uma forma específica, seja para estimular a compra ou mesmo para dificultá-la.

Psicologia das Cores
Fundo vetor criado por pikisuperstar – br.freepik.com

Como Aplicar a Psicologia das Cores Dentro do Marketing?

Agora que você já pôde ver o que é a psicologia das cores, é hora de saber como aplicá-la dentro do marketing.

Apesar de muitas empresas saberem da importância que as cores têm, elas não costumam ser prioridade nas estratégias de marketing delas, ou seja, não há uma preocupação em utilizá-las corretamente.

Entretanto, para você ter uma ideia da importância das cores para qualquer negócio, mais de 90% dos consumidores acreditam que a aparência visual é um fator importante e que contribui de forma direta para a tomada de decisão de compra.

Isso significa que a cor é capaz de estimular ou não 9 em cada 10 pessoas no momento de uma compra.

Devido a isso, negligenciar a importância da psicologia das cores e fazer uma escolha errada da cor para sua marca ou anúncio poderá prejudicar os resultados a serem obtidos.

Conhecer como escolher a cor para imagens e vídeos irá fazer toda a diferença no marketing do seu negócio.

No caso você não entenda muito da psicologia das cores, saiba que existem ótimos profissionais no mercado, especializados nesse setor de criação e de designs para uma marca ou uma empresa.

Participe da Nossa Comunidade e Receba O Guia Completo de Empreendedorismo

Imagem

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para participar da Nossa Comunidade de Empreendedores de SUCESSO. Vou te mandar de presente o Guia Definitivo para Empreendedores, NÃO PERCA!>

Imagem

A Cor Escolhida Para Uma Imagem

A dica para utilizar cores em uma imagem é combinar cores que sejam complementares para que elas destaquem elementos que ajudam na conversão.

Por exemplo, você pode utilizar uma combinação de cores para deixar em destaque o botão de conversão do call-to-action ou o seu link de afiliado, em complemento à cor de fundo.

Isso irá permitir que você consiga levar mais potenciais clientes a realizarem a conversão desejada ao utilizar da forma certa as cores exatas em suas imagens.

Psicologia das Cores – Como Usar Isso a Favor do Seu Negócio
Infográfico vetor criado por macrovector – br.freepik.com

O Que Cada Cor Significa?

E o que cada uma das cores existentes significa? Você sabe?

Para compreender bem a psicologia das cores é necessário saber o significado delas, pelo menos daquelas principais e mais utilizadas, como o azul, o vermelho, o amarelo, o verde, o roxo, o laranja, o preto e o branco.

Entender essas cores e como elas afetam as pessoas irá permitir a você saber usá-las adequadamente na sua estratégia de marketing.

 

Cor Vermelho
Fundo vetor criado por Sketchepedia – br.freepik.com

Vermelho

A primeira cor a ser vista aqui é uma das mais populares e simbólicas do marketing: o vermelho.

Essa cor pode ter diferentes significados, alguns mais importantes como ser a cor da fome ou a cor da paixão.

 

 

Você pode encontrar o vermelho em algumas das marcas mais famosas do mercado, como a Coca-Cola, o MC Donald’s, a Netflix, a Toyota e o Nintendo, por exemplo.

A cor vermelha é muito usada em campanhas promocionais, principalmente no setor de varejo, tendo como finalidade ajudar a estimular a ação dos consumidores.

Além disso, ela é muito utilizada nas sinalizações de urgência, como em placas de trânsito e em saídas de emergência, já que destacam-se em qualquer ambiente.

Pode-se dizer que o vermelho é uma das poucas cores que cai muito bem em qualquer empresa de qualquer segmento do mercado.

 

Cor Azul
Fundo vetor criado por Hello-Pixel – br.freepik.com

Azul

O azul é uma cor que remete a uma maior sensação de urgência e de frescor para quem a vê, principalmente em tonalidade mais clara.

Essa cor ainda ajuda a causar um maior estímulo criativo, além de transmitir sensações como conquista e sucesso.

A cor azul é muito usada por empresas diversas no mercado, como Samsung, Facebook e HP, por exemplo, trazendo uma maior sensação de confiabilidade e de força.

O azul um pouco mais escuro, como é o caso daquele usado na logo do Facebook, é muito importante em ambientes corporativos, justamente pela sensação de força, poder e confiança.

Ela também é muito indicada para ser usada por profissionais da saúde, como psicólogos, ou ainda por pessoas ligadas com economia, como um consultor financeiro.

 

Psicologia das Cores – Como Usar Isso a Favor do Seu Negócio

Amarelo

O amarelo é também uma cor muito forte para estimular o apetite, não é à toa que juntamente com o vermelho formam as cores do MC Donalds, empresa de fast food.

Além disso, quando utilizada sozinha essa cor ajuda a transmitir uma maior sensação de otimismo, da mesma forma que também pode ser usada para sinalizar situações para maior atenção e cuidados.

O amarelo pode ser usado por empresas que atuam com produtos que exigem maiores cuidados por parte dos clientes, ou ainda por profissionais diversos como jornalistas, professores e networks em suas logos.

 

Psicologia das Cores – Como Usar Isso a Favor do Seu Negócio

Laranja

O laranja é uma cor capaz de chamar a atenção em qualquer lugar, ainda mais dependendo da tonalidade dela, podendo ser utilizada em anúncios ou em campanhas.

Ela ajuda a estimular a criatividade, desperta mais o ânimo do usuário e ainda auxilia a atrair mais consumidores, estando também relacionada com o desejo de agir.

Empresas que desejam retratar uma maior acessibilidade e que desejam passar um espírito mais jovem aos seus consumidores costumam utilizar o laranja em suas marcas.

As empresas do setor alimentício, de comunicação e voltadas para interações sociais devem usar essa cor.

Além delas, ainda podem ser citadas as empresas que trabalham com o segmento de aventuras, como aquelas que vendem produtos para alpinismo, por exemplo.

 

Cor Verde

Verde

O verde está diretamente relacionado com o meio ambiente, com a natureza e com a saúde, fazendo com que ela seja muito voltada para empresas relacionadas com esses segmentos.

É mais do que comum ver empresas relacionadas com a saúde, como os hospitais, as clínicas e as lojas hospitalares, utilizando o verde.

Isso porque essa cor é capaz de trazer um maior conforto, calma e relaxamento para os pacientes e também para os visitantes.

Todo local que precisa passar tranquilidade deve utilizar o verde, tanto em sua marca quanto em sua estrutura, sendo inclusive indicado para o mundo corporativo.

As empresas do setor ambiental ou que desejam mostrar a preocupação com o meio ambiente também costumam utilizar muito essa cor.

 

Cor Roxa

Roxa ou Violeta

Para finalizar o significado das cores, para serem utilizadas na psicologia das cores, não há como deixar de citar a cor roxa ou violeta.

O violeta ou o roxo está relacionado, de forma histórica, com a nobreza e a realeza em todo o mundo, mas também tem associação com a calma e o respeito.

Essa cor pode vir a estimular a criatividade das pessoas, em como a imaginação delas, sendo então usadas quando se deseja obter essa finalidade.

A cor roxa ou violeta é muito utilizada por marcas de cosméticos (produtos de beleza, assim como também por estabelecimentos que trabalham com o bem-estar do paciente, como é o caso das clínicas de estética e dos SPAS.

Além disso, empresas que desejam demonstrar que trabalham com produtos de alta qualidade também costumam usar essa cor, justamente pela relação dela com a nobreza.

 

Conclusão

Como você viu, as cores possuem o poder de influenciar as pessoas, cada um causando um efeito diferente sobre o ser humano.

Neste texto, mostrei para você como a Psicologia das Cores – Como Usar a Favor do Seu Negócio é justamente o estudo que visa entender o funcionamento dela sobre as pessoas, de modo a que o seu uso possa ser feito para se atingir certos objetivos.

É por isso que qualquer empresa precisa utilizar bem as cores, de acordo com o significado que elas possuem, em suas estratégias de marketing, para obter melhores resultados.

Gostou do artigo de hoje sobre a psicologia das cores? Então use e abuse das cores rsrs…

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Se gostou do artigo de hoje, compartilhe com seus amigos também nas suas mídias sociais valewwww!!!

 

Até o próximo post!

 

 

 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *