Tempo de leitura: 18 minutos
Guia de Google ADS Para Afiliados.
Para quem deseja trabalhar com o marketing de afiliados, conhecer o Google ADS para afiliados é a melhor opção para conseguir resultados mais rápidos e alavancar de vez as vendas.
Qualquer pessoa que está começando como empreendedor digital, seja em qual for o mercado, precisa saber como é importante divulgar bem o negócio na internet, de modo a destacar-se frente aos concorrentes.
Assim, você vai conseguir deixar o produto ao qual se afiliou em destaque, muito à frente de outros que são ofertados para o seu público-alvo.
Os anúncios pagos estão entre as melhores estratégias de marketing que você pode fazer para conseguir expandir a sua marca em termos de alcance.
Para isso, entretanto, é necessário que você saiba exatamente como fazer uma campanha que seja bem direcionada, para obter o melhor resultado.
Afinal, essa estratégia tem como finalidade principal a conversão. Seja ela em vendas, isto é, você pode vender diretamente ou usar também a estratégia de captura de leads que posteriormente serão convertidos também em vendas.
Dito isso, não deixe de acompanhar esse texto até o final para aprender tudo a respeito desse guia completo de Google ADS para afiliados.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar o Guia de Google ADS Para Afiliados nesse texto e leia até o final!
O Que é o Google ADS?
Antes de qualquer coisa, é extremamente importante que você compreenda o que é o Google ADS, caso ainda não tenha conhecimento sobre esse tema.
Essa é uma ferramenta do Google, o maior site de anúncios do mundo, antes era chamada de Google Adwords, agora simplificada a Google ADS.
Que existe há muitos anos, e que após todo esse tempo ainda faz muito sucesso no mundo dos negócios, afinal é uma ótima forma de fazer qualquer empresa “aparecer” de verdade, destacando-se com anúncios e publicidades na rede.
Com essa ferramenta, você consegue destacar-se entre os primeiros resultados em uma pesquisa feita no Google.
O que aumenta bastante as oportunidades para conseguir ganhar muitas visitas no seu negócio, seja ele digital ou físico,, mas como estamos falando do Guia de Google ADS para Afiliados, quero focar aqui nesse quesito.
Futuramente vou falar também da importância do Google ADS inclusive para negócios fisicos e locais, mas esse será assunto para outro post, Então vamos lá!
Sem utilizar o Google Ads, você pode demorar alguns meses até que consiga obter visitas para o seu site ou blog de afiliado, o que poderá lhe custar muitas vendas.
Usando o Google ADS, por outro lado, as suas chances de fazer a sua empresa realmente aparecer para os seus usuários e ser acessada por ele são muito grandes.
No momento em que essas pessoas têm acesso ao seu conteúdo, seja ele um artigo do seu blog ou um anúncio que você fez, você poderá resultar nas primeiras páginas de pesquisa do Google.
Sendo assim, é possível apresentar seu produto e consequentemente conseguir realizar muitas vendas.
Participe da Nossa Comunidade e Receba O Guia Completo de Empreendedorismo
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para participar da Nossa Comunidade de Empreendedores de SUCESSO. Vou te mandar de presente o Guia Definitivo para Empreendedores, NÃO PERCA!
E por que vale a pena utilizar o Google ADS?
Como já citei acima, o Google ADS é, atualmente, a maior plataforma de anúncios pagos ou patrocinados, hospedada pelo Google, que é o buscador que recebe a maior quantidade de visitas por dia no mundo.
Para quem está inciando agora no mundo do Empreendedorismo Digital eu aconselho e muito que tenham em mente de estudar a ferramenta e aplicar como estratégia no seu negócio.
Até mesmo porque, pode-se ter ótimos resultados com essa ferramenta poderosa, logicamente repito, precisa aprender muito bem como funciona a ferramenta para nao se decepcionar e não levar prejuízo inclusive.
Então o Google ADS, além de tudo, é bastante democrático, já que está acessível para qualquer pessoa sem que haja a necessidade de se ter quantidades enormes de recursos disponíveis.
Você pode começar com um valor razoávelmente baixo para anunciar.
Tipos de Anúncios no Google ADS
Agora que você já sabe o que é o Google ADS e porque é uma boa ideia utilizar essa plataforma de anúncios pagos, o próximo passo é conhecer os tipos de anúncios existentes nessa ferramenta do Google.
Os cinco tipos de anúncios que você pode criar dentro do Google ADS são:
- Rede de Pesquisa;
- Rede de Display;
- Vídeo;
- Google Shopping;
- Apps.
Rede de Pesquisa
O primeiro de anúncio que pode ser criado com o Guia Google ADS para afiliados é a rede de pesquisa, que costuma ser o tipo mais conveniente para que se possa alcançar potenciais clientes que estejam interessados no seu produto ou serviço.
Dessa forma, o seu público-alvo será aquelas pessoas que estão procurando uma solução (produto ou serviço) para um problema que possuem, utilizando para isso a rede de pesquisa do Google.
Por meio dos anúncios na rede de pesquisa, o Google vai então exibir o anúncio que você criou nos resultados das buscas realizadas pelos seus usuários e também para os seus sites parceiros.
Levando em consideração a palavra-chave que eles usaram para a pesquisa realizada e inclusive a palavra-chave que você também utilizou para que ele mostrasse teus anúncios.
Anúncios na Rede de Pesquisa são os mais aconselhados inclusive para afiliados.
Rede de Display
A segunda opção de anúncio para um afiliado criar com o Google ADS é a rede de display, que é direcionado para aquele empreendedor que deseja veicular os anúncios que criou em sites diversos de terceiros ou ainda hospedar os mesmos em blogs.
Nesse tipo de anúncio, é muito importante que você escolha os sites que são mais interessantes para veicular o seu negócio, para dessa forma conseguir os melhores resultados.
Por exemplo, se você não colocar o anúncio em um site onde possa vir a alcançar clientes em potenciais, que procuram aquilo que o seu negócio oferece, então corre-se o risco de que o retorno não seja como o esperado.
Os anúncios do tipo Rede de Display costumam ser muito úteis, pois eles servem como uma forma de educar os usuários, de modo que os mesmos possam passar a ter um maior conhecimento sobre sua marca e os produtos divulgados.
Vídeo
A terceira forma de anunciar dentro do Google ADS é utilizando a opção de anúncios em vídeos, sendo esse o formato de conteúdo que gera o maior engajamento dentro da web.
Isso porque os vídeos são formas muito simples e bastante práticas de se consumir conteúdos, podendo ser feito a qualquer momento, em diversas plataformas, como o YouTube, por exemplo.
A partir do momento em que você cria um anúncio de vídeo, você então poderá passar a exibi-lo dentro do YouTube, através do uso do YouTube ADS, ou ainda em sites que sejam parceiros do Google e que permitam anúncios no formato de vídeo.
Com anúncios em formato de vídeo, você vai pagar por visualizações, ou seja, a cada visualização que o seu anúncio tiver onde ele está sendo reproduzido.
Google Shopping
Caso você queira oferecer experiências melhores aos seus usuários, então a dica é utilizar o Google Shopping como tipo de anúncio.
Isso porque quando alguém pesquisa por um produto, o Google então passa a exibir aos potenciais clientes algumas opções de produtos, de acordo com a busca que eles fizeram.
Dessa forma, os usuários poderão fazer uma comparação entre as marcas, entre os preços e entre os produtos em si, para assim escolher os que atendem melhor às expectativa e preferências que eles possuem.
Apps
Uma última opção entre os tipos de anúncios a serem criados dentro do Google ADS é o dentro de Apps.
Para isso, o Google ADS irá utilizar as ideias postas por você em um texto publicitário, usando-as como base para montar campanhas que sejam colocadas em formatos e em redes diferentes.
Ele então testa as diversas possibilidades, até encontrar as que mostraram quais são os melhores desempenhos, mesmo sem ter que testar as opções todas que estão disponíveis.
Outra vantagem desse tipo de anúncio é que o Google ADS ajuda a automatizar o processo para que seja feito o disparo de campanhas, personalizando-as e fazendo as segmentações levando em consideração a performance de cada anúncio.
Cuidados Com o Google ADS Para Afiliados
Apesar de o Google ADS para afiliados ser algo muito bom, em termos de estratégias, é preciso tomar alguns cuidados para utilizar essa plataforma, principalmente é preciso prestar muita atenção nas Políticas da plataforma.
Há algumas peculiaridades próprias do mercado de afiliados que podem colocar em risco os resultados que você poderá obter com o Google ADS.
Duas delas são as principais e devem ser conhecidas: a venda de produtos reprovados pela política do Google e não possuir um site próprio.
Então vamos lá, vamos ver ver o que nos diz o nosso Guia de Google ADS Para Afiliados.
Vender Produtos Que São Reprovados Pelas Políticas do Google
A primeira dica para você tomar cuidado com o Google para afiliados é não vender produtos que sejam reprovados pela política da plataforma.
O Google Ads possui uma política um tanto quanto rígida e que precisa ser bem conhecida pelos afiliados antes de eles começarem a fazer investimentos nessa plataforma.
A política serve para definir, por exemplo, quais são os produtos e os serviços não disponíveis para se anunciar dentro dessa plataforma, pois são considerados como “enganosos”.
Então, o Google costuma barrar qualquer produto ou serviço que tenha uma oferta que é considerada como sendo “boa demais para ser verdadeira”.
Coisas do tipo “falsas promessas”, ganho de dinheiro fácil, ou então produtos que sao considerados do nicho “black”, como: remédios para emagrecer, virilidade masculina, nú, afinal, qualquer produto que tenha uma promessa demasiada.
Quando isso acontece, o Google costuma considerar o anúncio como sendo um conteúdo enganoso, que são aqueles que fazem promessas sem comprovação científica ou nenhuma comprovação pela empresa responsável.
Por exemplo, os tipos mais comuns de conteúdos enganosos são aqueles anúncios criados para vender “métodos”, como os de emagrecimento rápido, por exemplo.
Produtos que prometem ajudar uma pessoa a perder 5 ou 10 kg em uma semana são considerados como anúncios de conteúdos enganosos, já que isso é algo impossível, pelo menos do ponto de vista saudável.
Não Possuir Uma Estrutura/Site Próprio
A segunda forma pela qual você não pode utilizar o Google ADS para afiliados é quando não possui um site próprio, ou melhor, você até pode anunciar sem ter um site próprio, mas vai ser sempre um risco.
De forma geral, os afiliados fazem a venda dos produtos ou dos serviços de terceiros, ou seja, de outras pessoas, e que não são seus.
Para que eles possam fazer isso, é necessário que indiquem aquele site oficial do produtor dentro dos anúncios criados, mas isso é um problema dentro do Google ADS.
Na plataforma de anúncios do Google, para que você possa criar campanhas que realmente sejam de alta performance, conseguindo colocar seu anúncio dentro dos primeiros resultados, ter um site digo que é algo extremamente essencial.
Isso ocorre porque há um recurso existente no Google ADS que é chamado de Índice de Qualidade dos Anúncios.
E o Que Isso Impacta Nos Anúncios Criados?
É simples: quanto maior for o índice de qualidade do anúncio que você criou, então melhor ranqueado ele será no Google.
Esse melhor ranqueamento logo leva o Google a fazer com que seus anúncios apareçam mais, ao mesmo tempo em que você terá que pagar menos pelas campanhas criadas e consequentemente poderá fazer mais vendas.
Um dos fatores que mais impacta no índice de qualidade de um anúncio é o site que será anunciado, e como a maior parte dos afiliados leva o usuário que clica no anúncio diretamente para a página do produtor, então ele fica à mercê da qualidade desse site.
Estrutura de Afiliado: Porque é Aconselhável o Afiliado Ter Uma?
Na página do produtor, você como afiliado não poderá fazer as modificações que são necessárias para fazer com que o site seja de alta qualidade, aumentando assim o ranqueamento.
À propósito de sites de produtores, tenho um artigo aqui, onde falo como você pode criar seu site/blog.
Como Criar Seu Site/Blog de Sucesso
Logo, fazer anúncios no Google ADS sem possuir um site próprio é, basicamente, estar jogando todo o seu dinheiro fora.
A única forma de você conseguir ter um bom retorno financeiro dessa forma é criando uma campanha de anúncio perfeita, que tenha finalidade de funil, alcançando assim as pessoas que realmente vão comprar seu produto.
Entretanto, essa é uma tarefa, nem é preciso explicar muito, que é altamente desafiadora.
Estratégias de Google Ads
Agora que você pôde aprender um pouco de forma geral sobre o Google Ads para afiliados, é hora de saber mais sobre as estratégias que podem ser utilizadas para melhorar as suas campanhas.
A seguir, você verá algumas dessas que podem ser consideradas com as estratégias mais eficazes em termos de resultados dentro da plataforma de anúncios do Google para afiliados.
A esse propósito, eu aconselho um treinametno que fiz e me ajudou muito a entender todo o funcionamento da plataforma e me ensinou muitas estratégias vencedoras de como vender todo dia no Google ADS como afiliada.
Esse treinamento foi criado especialmente para afiliados se tornarem experts em Google ADS, não deixe de conhecer, clicando no link abaixo.
Treinamento de Google ADS Para Afiliados
Faça Muitos Testes Com Seu Público
O Google Ads lançou recentemente um recurso, chamado de In-Market Audientes, que faz o uso indiscriminado das informações que são recolhidas pelo Google, de forma silenciosa, durante a navegação dos usuários.
Com esse recurso lançado pelo Google Ads, os anunciantes podem ter um maior conhecimento sobre os dados demográficos daqueles usuários que os interessam, de modo a traçar metas e estratégias que sejam mais específicas.
Elas devem sempre basear-se no comportamento do público-alvo da sua empresa, de modo que você possa conseguir mais potenciais clientes para visitar o seu site.
Fazer testes diversos com seu público é importante, pois além de conseguir conhecê-lo melhor, você tem a oportunidade de encontrar as estratégias que terão maior eficácia.
Crie Anúncios Dinâmicos
Outra dica importante de como utilizar Google Ads para afiliados é criando anúncios dinâmicos, o que é possível através do remarketing.
O remarketing, de forma padrão, faz com que seus anúncios sejam exibidos para os usuários, mesmo sem precisar saber os produtos que eles têm buscado no site da sua empresa.
Por outro lado, o Google agora criou o remarketing específico do produto, o que ajuda na criação de anúncios dinâmicos, para mostrar anúncios de produtos que realmente sejam de interesse daquele usuário.
Isso irá permitir dar para aquelas pessoas exatamente o que elas querem e estão procurando, criando assim anúncios que sejam mais relevantes e que ajudem a converter melhor.
Lance Seus Anúncios em Horários Viáveis Para Sua Audiência
Você resolveu lançar um anúncio da sua empresa e ele foi vinculado às 3 horas da manhã, quando menos de 1% da sua audiência estava online.
Quais são as chances de que ele seja visto e traga retornos realmente positivos?
Mais frustrante do que isso é o fato de que algumas pessoas poderão ver e se interessar por esse anúncio, mas entrando em contato com a sua empresa esse horário, quem irá responde-las?
As chances de você perder esses clientes são enormes, por isso mesmo que é importante criar anúncios no Google Ads para afiliados fazendo uso da estratégia de programação de anúncios, de modo que eles sejam lançados sempre na mesma hora, isso serve principalmente para negócios Físicos.
Escolha horários dentro dos quais você vai poder dar um retorno para os seus potenciais clientes de forma imediata, evitando correr o risco de perdê-los.
Faça Uma Boa Escolha de Palavras-Chave
Um erro muito comum de quem vai usar o Google Ads é não buscar pelas palavras-chave de forma mais aprofundada, escolhendo-as adequadamente.
Existem várias ferramentas que podem te auxiliar nessa pesquisa das palavras-chave, eu uso muito essas aqui:
- Ubbersuggest;
- Planejador de palavras-chave do próprio Google;
- Aswer The Public
Nessas ferramentas, você consegue pesquisar as melhores referências de palavras-chave para o teu nicho específico, pois elas te fornecem as métricas de busca de cada palavra-chave que você pesquisar na ferramenta.
Você deve sempre fazer uso da palavra-chave de acordo com cada etapa do funil de vendas (topo, meio e fundo) da qual aquele anúncio fará parte.
Se o anúncio é voltado para pessoas que estão no topo do funil e você usa palavras-chave direcionadas para aqueles que estão quase sendo convertidos em clientes, então os resultados não serão como o esperado.
Vou falar mais desse assunto das fases do funil e da jornada de compra do cliente num próximo artigo, está bem?
Isso irá fazer apenas com que você acabe gastando seu dinheiro e estourando sem orçamento sem ter um bom retorno sobre investimento (ROI).
Conclusão:
Como você viu, é importante conhecer tudo o que há de mais essencial dentro do Google Ads, já que essa é uma ferramenta crucial para qualquer empreendedor digital, principalmente para os afiliados.
Neste texto, mostrei a você os pontos principais e o que é necessário entender a respeito do Google Ads para afiliados, inclusive quando não é indicado fazer uso dessa plataforma de anúncios pagos.
A partir de todas essas informações às quais você teve acesso, as chances de conseguir criar bons anúncios e obter retornos positivos são muito maiores, partindo desse pressuposto, por isso é importante sempre aprender bem sobre a plataforma antes de utilizá-la.
Gostou do artigo de hoje sobre o Guia de Google Ads para afiliados?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo, ou fazer um post mais completinho com as tuas dúvidas.
Até o próximo post!
😉
Valdirene Bordin.