Tempo de leitura: 18 minutos
Saber como criar um negócio online é fundamental para o sucesso de um empreendedor iniciante. Entretanto, para 90% dos empreendedores iniciantes, ter sucesso com seu negócio online é um sonho que nunca se tornará realidade.
É por isso que as dicas para aumentar o sucesso da sua inicialização são sempre úteis! Portanto, se você também quer saber como criar um negócio online, então, confira em nosso artigo de hoje as 9 principais dicas para iniciantes!
Por Que Fazer Negócios Online?
Hoje em dia a internet oferece tantas oportunidades que se tornou cada vez mais fácil conseguir encontrar algo em que você é realmente bom. É por isso que realmente é interessante começar um negócio online atualmente!
Assim sendo, mais e mais pessoas estão aproveitando a oportunidade para criar um negócio online. Deste modo, as pessoas podem conseguir muito, por exemplo, com seu próprio site ou loja virtual.
É mais uma questão de força de vontade do que conhecimento, já que as possibilidades são oferecidas a você em todos os lugares. Mas, como você realmente pode aprender como criar um negócio online? Para isso, a pesquisa é fundamental.
Portanto, é importante que você busque conhecer bem o mercado online, sendo que, após isso, estude todos os aspectos que envolvem o seu nicho de mercado.
Qual é a Melhor Maneira de Fazer Negócios Online?
Quando se trata de negócios online, há vários lugares por onde você pode começar. Como empreendedor, você provavelmente sabe quais são seus objetivos e qual é sua visão para a empresa.
Neste sentido, vale destacar também, que várias empresas podem ser encontradas online. Todo blog que contém anúncios, toda loja virtual com muitos ou poucos produtos e todo site no qual você assina um boletim informativo é um negócio online.
Alguém usou capital, trabalho e conhecimento para montar esse negócio online. Então, como você pode fazer melhores negócios? Isso depende de qual conhecimento, trabalho e capital você tem disponível. Mas as opções são basicamente infinitas.
9 Dicas Para Criar um Negócio do Zero
1. Trabalhe Com Protótipos
Um protótipo é um produto viável mínimo para o seu negócio online! Este é a primeira versão muito mínima de um produto ou serviço que você irá oferecer no futuro.
Assim sendo, você apresenta isso a seus clientes com a intenção de receber feedback o mais rápido possível. Você então usa isso para orientar o desenvolvimento dos seus demais produtos.
Isso é importante, pois, com o uso de protótipos, a direção do desenvolvimento realmente dependerá das avaliações e considerações dos seus clientes.
No entanto, o que geralmente acontece é que as empresas iniciantes pensam que trabalham com protótipos, mas na verdade, não fazem isso.
Isso ocorre, quando as empresas usam um roteiro pré-elaborado, que é frequentemente concluído sem considerar as avaliações dos clientes.
Deste modo, algumas empresas acabam usando campanhas caras, enquanto ideias inteligentes e criativas poderiam ser utilizadas em seu lugar, para obter um feedback simples e gratuito dos seus clientes, através das mídias sociais.
Receba Nossas Novidades
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as novidades do blog!
2. Atue Proativamente em Questões de Fluxo de Caixa
Como muitos outros empreendedores iniciantes, você iniciou sua empresa com paixão por um produto ou por um determinado nicho de mercado? Se sim, então, você deve estar trabalhando em um nicho de mercado que realmente lhe agrada.
Entretanto, se você analisar o mercado apenas baseado em sua paixão, ao desenvolver um produto, você poderá acabar negligenciando aspectos financeiros importantes, que devem fazer parte do processo de como criar um negócio online.
Assim sendo, vamos dar um passo adiante: Você deve considerar os aspectos de fluxo de caixa da sua empresa online!
Neste sentido, mesmo com um bom marketing, preços e possivelmente um bom prazo de pagamento que leve isso em consideração, muito mais é possível com seu nicho de mercado do que você pensa.
Deste modo, ao entrar no mercado focado em manter uma boa saúde financeira do seu negócio online, você garante que seu fluxo de caixa seja sempre saudável.
Portanto, se você quer garantir que sua empresa não enfrente problemas com o fluxo de caixa logo de início, existem quatro maneiras de evitar esse tipo de problemas:
Sempre crie cenários para chegar ao mercado o mais rápido possível
Por exemplo, trabalhe com versões beta e protótipos para os quais você já possui contratos fixos. Assim sendo, crie uma lista para permitir que os clientes, se inscrevam ou paguem parcialmente com antecedência. Basta pensar em como a Tesla lançou seu modelo 3. Muito antes de os carros estarem disponíveis, as pessoas já podiam reservá-los.
Gerencie seus custos ao extremo
Sempre negocie com os fornecedores as condições de pagamento e certifique-se de se comprometer apenas as despesas necessárias. Deste modo, para cada novo investimento, pergunte-se se é um item de custo ou investimento muito necessário. Qual é o dano se você adiar esse investimento? E só invista mais se o fluxo de caixa for estável ou se o seu desenvolvimento for estruturalmente positivo.
Otimize seu ciclo de pagamento e faturamento
Muitos empreendedores faturam no final do mês ou apenas quando um produto ou serviço está 100% completo. Também demorará mais tempo para você aplicar. Especialmente se você definir um longo prazo de pagamento. Muitas vezes, você pode melhorar rapidamente seu fluxo de caixa elaborando condições de faturamento e pagamento. O faturamento mais cedo ou mesmo por encomenda é muito comum em alguns mercados. Pense em sistemas de assinaturas, por exemplo.
- Mantenha-se atento a figuras e indicadores cruciais. Considere assuntos como salários e custos de vendas, compras repetidas baixas, clientes que adiam pagamentos e altas porcentagens de cancelamento. Quanto mais vezes você vê esses tipos de sinais, mais preocupante é, ou será, a sua situação financeira. Portanto, já tenha um plano de contingência preparado para estes momentos!
3. Leve as Críticas a Sério e Lide com o Feedback Sem Problemas
Você, como outros empreendedores, tem dificuldade em compartilhar sua ideia ou protótipo em um estágio inicial? Se sim, então, pense com cuidado se este tipo de atitude irá ajudar a sua empresa no longo prazo.
Neste sentido, é importante destacar que se você não conseguir lidar adequadamente com o feedback de seus clientes, principalmente os feedbacks que ocorrem através das mídias sociais, isso pode ser uma grande armadilha, até mesmo fatal, para o seu negócio online.
É evidente que sempre há uma pequena chance de alguém roubar sua ideia de negócios. Hoje em dia, porém, saber como criar um negócio online de sucesso não depende mais apenas de uma ideia.
Neste sentido, tenha em mente que você aumenta o sucesso de sua inicialização com velocidade, poder de execução e a capacidade de adaptar a si mesmo e sua ideia ao que o mercado exige.
Entretanto, você pode conseguir isso apenas testando rapidamente suas ideias e protótipos em grupos focais.
Por exemplo, você pode testar suas ideias de maneira enxuta, compartilhando ela em grupos ficados em seu nicho de mercado no LinkedIn.
Com isso, você já receberá as primeiras reações e algum senso de como o mercado reagirá. Mas, além disso, você também pode criar sua página de destino ou uma demonstração clicável do produto.
4. Faça Você Mesmo as Competências Essenciais
Para descobrir como criar um negócio online, bem como, para expandir seus negócios, são necessárias muitas habilidades diferentes. Neste sentido, as principais competências que você precisa, no mínimo, para criar um negócio online de sucesso, são:
Desenvolvimento de produtos
Este talvez é o núcleo do seu negócio online. Isso ocorre, pois, você costuma iniciar sua empresa com base na sua ideia de produto, portanto, há uma boa chance de você ter essa competência. Você se destaca em outras áreas? Em seguida, verifique se você encontrou um parceiro responsável pelo desenvolvimento técnico do produto.
Vendas
Nenhum negócio online é bem-sucedido sem clientes. Portanto, verifique se você tem alguém com foco total em atrair novos clientes. Neste sentido, muitos empresários cometem o erro de pensar que um bom produto se vende sozinho. Entretanto, principalmente no mercado Business-to-Business você precisa de uma estratégia de marketing focada para fechar os negócios. Portanto, não hesite em responsabilizar alguém por isso.
Marketing digital
Você nunca tem uma segunda chance para causar uma excelente primeira impressão.Neste sentido, hoje em dia, todas as empresas devem ser pelo menos localizáveis no Google e nas redes sociais.
Além disso, você precisa de um estilo e marca própria para chamar a atenção do seu público-alvo. Isso ocorre, pois, a impressão que sua empresa causa é amplamente determinada pela maneira como a sua estratégia de marketing é trabalhada. Portanto, contrate alguém para estruturar isso adequadamente.
Deste modo, quando você já tem todas estas competências dominadas, em seguida, verifique sua estratégia de marketing. Vale destacar que a razão pela qual essas competências são necessárias e, portanto, devem estar presentes em sua empresa é simples.
Você não pode automatizar ou terceirizar facilmente esse tipo de negócio, pois, eles são os hormônios de crescimento da sua empresa.
Além disso, você possui áreas de especialização necessárias, mas muitas vezes não exigem uma função de período integral e podem ser adquiridas com facilidade.
Neste sentido, há algumas competências que você precisa, mas que podem ser terceirizadas, em grande parte, de maneira inteligente e barata, são:
Finanças
Geralmente, é necessário organizar, automatizar, terceirizar ou delegar os aspectos contábeis de uma empresa. Assim sendo, você pode automatizar amplamente sua contabilidade e vinculá-la ao restante da empresa com ferramentas e aplicativos simples. O mesmo se aplica ao faturamento (automático). Além disso, verifique se você tem um contador bom e moderno que cuida de todas as suas declarações contábeis e fiscais adicionais por um valor mensal fixo.
RH
Hoje em dia, também é possível terceirizar serviços de RH. Contratos de trabalho e administração de folha de pagamento são excelentes para terceirização. Deseja mais RH na área de desenvolvimento e orientação pessoal? Em seguida, procure um consultor de RH e seja guiado com isso.
Jurídico
Fazer negócios significa assumir riscos. E você faz isso com contratos. O contrato de trabalho já foi mencionado acima. Mas também considere seus termos e condições gerais, isenções de responsabilidade em seu site, entre outros. Além disso, você pode ter acordos que deseja verificar a validade juridicamente. Pense no aluguel de um prédio de escritórios, nos termos e condições gerais de seus clientes e nos acordos de cooperação com parceiros.
Com o exposto, através de todas estas competências, você tem uma direção no processo de como criar um negócio online. Obviamente, há detalhes e competências adicionais que diferem por empresa, fase e nicho de mercado.
De qualquer forma, perceba que você não tem tempo para resolver todas as coisas sozinho. Isso embaçará seu foco tão necessário em seu produto, seu marketing e suas vendas. Fique afiado nestes aspectos e terceirize o que for necessário.
5. Cultive sua Liderança
Toda empresa precisa de um bom líder para ter sucesso. Alguém com carisma e um registro de serviço. E alguém com uma visão convincente para a empresa e o futuro.
Com isso, ele ou ela pode inspirar e atrair funcionários, clientes e investidores dedicados, que muitas vezes são necessários para levar uma empresa ao próximo estágio.
Além do fato de que a liderança deve se refletir na motivação e na personalidade do (s) fundador (es), isso também deve ser aparente na maneira como a empresa é administrada e apresentada ao mundo externo.
Por exemplo, liderança boa ou ruim também pode ser demonstrada pela implementação de uma boa consulta ou estrutura de trabalho dentro de uma empresa. Bem como, na maneira como as questões difíceis são tratadas.
Com uma liderança forte, as decisões são tomadas rapidamente e não serão devolvidas. Todo mundo sabe onde está e pode continuar. Com liderança fraca, há sempre dúvida e incertezas.
A incerteza permanece, as pessoas se desviam e perdem o foco. Além disso, a maneira de se comunicar com clientes, funcionários e fornecedores costuma dizer algo sobre liderança. Isso é claro e consistente? Então geralmente é bom.
6. Crie Uma Boa Equipe e Nunca Trabalhe por Conta Própria
As pesquisas mostram que é melhor não começar sozinho o seu negócio online. Isso ocorre, pois, os fundadores individuais levam em média 3,6 vezes mais tempo para superar a fase de inicialização do que uma equipe.
Assim sendo, no processo de como criar um negócio online, o melhor é ter uma equipe bem equilibrada. Do Sillicon Valey, surge a visão de que você deve pelo menos trabalhar com um engenheiro, um designer e um profissional de marketing.
Deste modo, essa composição de equipe não apenas facilita a criação do produto perfeito, mas também torna os dias de trabalho muito mais suportáveis. Neste sentido, vale destacar que há três coisas essenciais para criar um negócio online de sucesso:
- Pessoas de qualidade;
- Focar em algo que os clientes realmente querem;
- Gastar o mínimo de dinheiro possível;
Sem essas três coisas, as chances são de que as novas empresas falhem. Você pensaria que, se você apenas desenvolver algo que os clientes realmente querem, as pessoas de qualidade virão naturalmente.
Participe da Nossa Comunidade e Receba O Guia Completo de Empreendedorismo
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para participar da Nossa Comunidade de Empreendedores de SUCESSO. Vou te mandar de presente o Guia Definitivo para Empreendedores, NÃO PERCA!
A realidade é o contrário. Com a equipe certa, a chance de conseguir algo que os clientes realmente desejam é muitas vezes maior. Além disso, apesar do fato de você estar com uma equipe, geralmente é mais capaz de manter o seu fluxo de caixa sob controle.
7. Mantenha Um Nível de Dedicação Real
Nada supera o trabalho duro. Assim sendo, construir um negócio online não é um trabalho das 9:00 às 17:00. As pessoas que são realmente bem-sucedidas costumam trabalhar de 60 a 90 horas por semana. Além disso, você também deve ser capaz de coletar e superar contratempos.
Portanto, no processo de como criar um negócio online, continue e nunca desista. Isso só funciona se você estiver 100% comprometido.
Deste modo, para isso, é crucial acreditar em suas próprias habilidades e na missão em que você está trabalhando. E não fique muito relaxado se você já possui certos talentos ou uma boa equipe.
Além da dedicação, há a importância do foco para ter sucesso. Neste sentido, você não faz nada que não contribua diretamente para o desenvolvimento ou as vendas do seu produto.
Mas, além disso, é importante saber que não há apenas oportunidades regulares, mas também muitas pessoas que querem algo de você e, em primeira instância, talvez tenham uma história atraente.
Além disso, como fundador, você costuma ter uma grande rede interessada nas atividades relacionadas à sua inicialização. E você também tem um ego. Portanto, voltamos a frisar: Mantenha sempre o foco total em seus objetivos!
Por fim, posso aconselhá-lo a usar seu tempo com moderação. Nessa fase de inicialização, o tempo voa e você terá que acelerar speed️. Portanto, se você deseja construir uma startup de sucesso, em seguida, concentre-se em seus clientes, seu produto e sua equipe.
Você basicamente não tem tempo para fazer outras coisas. Esta é uma das principais dicas que você deve guardar do processo de como criar um negócio online!
8. Não se Preocupe em Levantar Capital Extra
Para atrair seus primeiros clientes, em muitos casos, os empreendedores iniciantes não podem contar com um grande investimento inicial.
Isso ocorre, pois, geralmente, trazer um investimento requer que seu negócio online tenha cerca de 6 a 8 meses. Mas, isso também pode demorar muito mais tempo.
Por exemplo, você está ocupado explorando o tipo de investidor que procura, apresentando sua proposta e conduzindo discussões e negociações.
Mas, antes de fazer isso, você deve preparar todas essas atividades cuidadosamente para tirar o máximo proveito delas. E isso pode levar muito tempo.
Aliás, o processo de levantamento de capital é uma dificuldade adicional para um negócio online iniciante. Você pode ter que discutir dentro de sua equipe a consideração e a possível resistência ao aumento de capital.
Atrair Dinheiro Geralmente Significa Duas Coisas:
- Você está diluindo a sua liderança: Porque alguém, em troca de uma injeção de capital, se interessa por sua empresa, mas, com isso sua participação torna-se menor. Com uma possível venda, sua receita também será menor. Mas, se houver uma base saudável para uma injeção de capital, isso não deve ser um problema. O investimento deve levar a empresa para o sucesso e aumentar a chance de mais vendas a longo prazo.
- Você perde o controle sobre sua empresa: Um investidor logicamente exigirá controle sobre seu investimento. Isso significa, no mínimo, que você deverá ser responsável pela política adotada e por certas escolhas. Alguns investidores exigem muito da palavra, enquanto outros optam por dar liberdade aos empreendedores e permanecer um pouco distantes.
Certamente, se você já vendeu parte de sua empresa a um parceiro ou investidor em uma fase de capitalização, as discussões com eles sobre um investimento extra exigirão o tempo necessário.
9. Estruture Seu Marketing e Vendas
Por fim, a importância de uma boa estratégia de marketing digital é fundamental no processo de como criar um negócio online.
Certamente, se você tem um negócio online, marketing e vendas estão fortemente interligados. No entanto, é importante saber que estas são duas disciplinas diferentes:
- O marketing é principalmente sobre adquirir familiaridade, consciência e uma preferência dentro do seu nicho de mercado. Para isso, hoje em dia, existem inúmeras táticas de marketing online. Não apenas para ser bem encontrado, mas também, para converter os visitantes do seu site em clientes. Um funil de vendas, cuidadosamente projetado é crucial para isso.
- Vendas é principalmente sobre realizar vendas para os clientes. Feche a transação e verifique se ela se baseia em um bom contrato para que você possa faturar bem. Se você não possui um produto 100% online (como o Spotify, por exemplo), sempre serão necessárias diferentes formas de contato com o cliente para, finalmente, fechar seu cliente. Para obter o máximo de receita possível, você deve fechar o máximo possível (clientes ou negócios). Novamente, configurar e gerenciar um bom funil de vendas é crucial para isso.
Deste modo, é importante fornecer uma boa estrutura para marketing e vendas. Isso garante que as pessoas envolvidas com seu negócio online possam atrair mais receita de maneira direcionada e eficiente.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como criar um negócio online, então, continue em nosso site e confira muito mais!
Saiba Aqui Como Comecei do Zero No Empreendedorismo Digital mesmo sem nenhuma experiência.
Se eu consegui, você também consegue! Vamos pra cima!
Até o próximo post! Valew!
😉