Infoprodutos: O Que São E Qual A Diferença Dos Produtos Físicos?

Infoprodutos: O Que São E Qual A Diferença Dos Produtos Físicos?

Tempo de leitura: 14 minutos

Hoje em dia, o mercado digital ocupa uma parte importante de todos os negócios. Com a internet, surgiram novos produtos para vender, em formato digital (infoprodutos), permitindo uma maior igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente das suas posses, classe social ou estatuto.

A esses produtos digitais nós chamamos de infoprodutos. Estes são produzidos com o intuito de passar informações relevantes aos outros, educar, ajudar as pessoas na resolução de problemas, ou facilitar determinados aspectos da sua vida.

Como tal, são produtos que podem ser produzidos por qualquer pessoa que tenha algo a compartilhar com os outros, sem que isso exija algum tipo de investimento. De fato, atualmente, qualquer pessoa pode fazer um infoproduto, desde que tenha algo de valor a compartilhar.

Basta um computador, laptop, ou até mesmo um Smartphone, que possa gravar um vídeo, ou escrever um documento, e editá-los.

Tendo em conta que esse é um mercado em verdadeira expansão, nós vamos dedicar esse artigo a explicar o que são infoprodutos, quais os mais importantes e relevantes, qual a diferença entre estes e os produtos físicos, e as vantagens em entrar neste mercado.

Curioso para saber mais?

Então venha conosco!

Infoprodutos: O que são?

Infoprodutos são produtos digitais, de informação, os quais são criados para serem distribuídos online, sejam eles pagos ou gratuitos. A maioria desse conteúdo diz respeito a cursos pela internet.

Sem dúvida, nos últimos tempos, o Ensino à Distância tem ganhado muita força, e os cursos online têm, sim, uma fatia cada vez maior do mercado digital, especialmente no que diz respeito aos infoprodutos.

Estes podem ser de vários temas, depende do conhecimento de quem está fazendo os infoprodutos.

Se tem conhecimentos profundos em um determinado instrumento musical, por exemplo, pode montar um curso ensinando. Já se tiver conhecimentos profundos de informática, pode montar um curso para usar um software, por exemplo. E por aí vai.

Estes produtos digitais são excelentes oportunidades. As vendas destes na internet permitem lucros escaláveis, até porque a possibilidade de vender é bem superior quando comparamos com os cursos presenciais, além dos custos serem bem menores.

E uma coisa muito interessante é que existem plataformas onde você pode cadastrar o seu infoproduto como por exemplo a HOTMART.

E por falar em Hotmart, depois que você conhecer a plataforma te aconselho  a baixar o Guia completo de como se cadastrar na Hotmart, fiz ele pensando que seria útil pra você.

Guia Completo Como Se Cadastrar Na Hotmart

Imagem

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis o Guia Completo Como Se Cadastrar Na Hotmart!>

Imagem

Primeiro, você poupa em estrutura, pois não precisa ter um espaço para os seus alunos. Também não vai precisar instalar mesas e cadeiras.

Depois, como o curso é online, gravado, você pode vender o mesmo curso para milhares, milhões de pessoas, sem ter de gravar uma, duas, três, milhares de vezes… Ou seja, você grava o seu curso digital apenas uma vez, e vai vendê-lo quantas vezes quiser, a quantas pessoas quiser.

O formato dos infoprodutos pode ser em vídeo, em áudio, mas também pode ser em texto. O ideal é fazer uma pesquisa de mercado antes para saber o que o seu público-alvo prefere, se texto, ou áudio, ou vídeo.

Vamos dar uma olhada com maior detalhe cada um dos formatos que você pode criar seus infoprodutos.

E-book

O e-book é um dos formatos de infoprodutos mais usados. Falamos de um livro digital, que pode ser baixado para o computador, tablet, ou Smartphone. São muito comuns, até porque são os mais fáceis de se criar e distribuir.

À propósito de E-book…. pode baixar o meu aqui GRÁTIS NO LINK ABAIXO!

BAIXAR E-BOOK 

E-book Grátis

Poderá criar um e-book usando um simples documento Word, Writer do LibreOffice, ou até mesmo o Google Docs. O ideal é que ele seja gravado ou em PDF, ou em ePub.

Os livros digitais têm vantagens em relação aos livros físicos. Primeiro porque você consegue oferecer uma entrega de forma imediata aos seus clientes. Nada de encomendas, correios… Poderá enviar o e-book via e-mail e, no mesmo segundo, ele chega às mãos de quem precisa.

Outra vantagem deste formato de livros é que as pessoas podem ler em qualquer lado, sem precisar andar com o livro nas mãos. Basta acessar pelo Smartphone!

Depois de ter baixado o arquivo, não precisa estar ligado à internet para acessá-lo. Basta guardar o arquivo em seu computador, tablet, notebook ou Smartphone!

Apesar de todas as vantagens do e-book, é bom lembrar que esse formato de infoprodutos é ideal para conteúdos simples, que não sejam difíceis de assimilar. É como se você estivesse estudando por conta própria, só que com o material certo em mãos.

Por isso, se o assunto for demasiado complexo, ou que precise de algum tipo de demonstração visual, o e-book não é o melhor formato.

Geralmente, os e-books são usados como o primeiro passo para o curso online. É como se fosse uma preparação para o que vão criar posteriormente, em videoaulas, por exemplo.

Videoaulas

Quando falamos de aulas, o formato em vídeo é o ideal. Quem aqui aprende melhor só lendo? Não é bem melhor quando temos o professor olhando para nós? É isso mesmo! Não há como negar que ouvir um professor falando traz sempre melhores resultados.

Claro que os vídeos exigem sempre mais esforço e dedicação, pois é preciso arrumar um cenário, preparar a aula, gravar o vídeo e depois editá-lo. No entanto, apesar de ter mais trabalho, a compensação é bem maior.

Este tipo de formato de infoprodutos é perfeito quando você quer passar algum tipo de conteúdo que necessite de algum tipo de demonstração, como é o caso de cursos de culinária, por exemplo.

O primeiro passo para fazer esse formato de produto digital é preparar o cenário que seja adequado para o tema.

O segundo passo é o material de gravação. Se você já tem um celular com uma boa câmera, basta! No entanto, se não tem um aparelho de qualidade, com boa captação de imagem, poderá começar alugando material de gravação. Se tiver mais algum dinheiro para investir, poderá ser uma boa ideia contratar alguém profissional que possa gravar e editar os seus vídeos.

Se você vai optar por gravar sozinho mesmo, então é bom dar uma pesquisada sobre iluminação. Luz é tudo quando falamos de imagem, seja ela em fotografia, ou vídeo. De fato, a iluminação faz toda a diferença!

Além da iluminação, deverá ter atenção ao áudio. Garanta que o seu vídeo não tem ruídos, pois pode prejudicar bastante a qualidade do seu curso, e pode detoná-lo nas vendas! O ideal é comprar, ou alugar, um microfone de lapela, ou então um microfone direcional.

Apesar dos vídeos serem ideais para cursos, muitas pessoas não se sentem à vontade para falar em frente às câmeras. Por timidez, ou por qualquer outro motivo, isso não é impedimento para você seguir em frente!

Existe sempre a possibilidade de convidar alguém para falar sobre um determinado assunto, poderá contratar alguém para “ler” um roteiro criado por você, ou então pode optar por criar vídeos em formato de entrevista. Essas são excelentes opções!

Screencasts

Se você quer criar um vídeo de forma fácil e rápida, os screencasts são perfeitos! Estes vídeos são gravados a partir da sua própria tela de computador. Ou seja, a imagem que está sendo gravada é a sua tela, o que está aparecendo nela.

Por isso, este tipo de formato de infoprodutos é muito usado para demonstrações de softwares, sites, programas, entre outros.

Assim como as videoaulas, deve garantir que o áudio tem qualidade. Invista em um bom microfone para garantir que não terá ruídos.

Poderá também colocar outros recursos que possam trazer uma maior riqueza ao vídeo, até porque ele só transmitirá a imagem da tela do seu computador. Uma trilha sonora, por exemplo, já torna o seu vídeo mais animado.

Audiobooks

Este formato de infoprodutos é um livro que é contado. Geralmente é usado o formato MP3. Poderá ler um livro, o qual as pessoas podem ouvir, o que torna a “leitura” mais rápida, mas também pode usar esse formato para o seu curso online.

Neste caso, deverá montar um roteiro para que depois, ao gravar, saia tudo com naturalidade, sem erros, e com um sentido lógico.

Não precisa de material profissional para produzir um audiobook. A única coisa que precisa, de fato, é ter um microfone que capte o som com qualidade. Para gravar os seus áudios, deve ir para um local isolado, sem ninguém, e que não capte ruídos externos que prejudiquem na gravação.

A grande vantagem desse formato de infoproduto é que permite que as pessoas possam colocá-lo em seus Smartphones, iPods, ou qualquer outro player de áudio. Assim, elas conseguem acessar ao conteúdo em qualquer parte!

Isso permite que as pessoas possam ouvir os seus áudios enquanto estão fazendo outras coisas, como dirigindo, por exemplo!

Podcasts

Estes são, via de regra, usados para simular um programa de rádio, com entrevistas, ou a inclusão de vários intervenientes. São também gravações de áudio, e estas podem ser feitas por conferência, por exemplo, pela internet.

Assim como os audiobooks, as pessoas podem ouvir as gravações em qualquer player de áudio, podendo consumir o conteúdo enquanto fazem outras coisas.

Membership

Também conhecidos como programas para membros, site de membros, ou áreas de membros, estes dizem respeito a sites com conteúdo disponibilizado somente para os membros que foram previamente autorizados.

Normalmente, estes sites cobram uma taxa de adesão aos membros, os quais podem depois usufruir do conteúdo do site. Poderá ser cobrada uma taxa mensal, trimestral, anual, ou permanente (sem prazo).

Participe da Nossa Comunidade e Receba O Guia Completo de Empreendedorismo

Imagem

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para participar da Nossa Comunidade de Empreendedores de SUCESSO. Vou te mandar de presente o Guia Definitivo para Empreendedores, NÃO PERCA!>

Imagem

É muito usado para programas de Coaching Online, por exemplo, ou então para Clubes Privados. Dentro do site pode distribuir vários tipos de conteúdo, desde textos, arquivos áudio e vídeos.

Pode também usar os Programas para Membros para criar um curso. Assim pode disponibilizar os módulos do curso à medida que for fazendo, para que os membros possam assistir aos módulos aos poucos, no seu próprio ritmo.

Como transformar seu Instagram em uma máquina de vendas

E-Magazines

Outra ideia para infoprodutos é fazer uma revista eletrônica, conhecida como e-magazine. Geralmente estas revistas online são produzidas em formato PDF.

Poderá também usar o método anterior dos Programas de Membros. Assim, os membros cadastrados têm acesso à revista periódica, bastando acessar à área.

Tal como as revistas físicas, as e-magazines são publicadas com uma periodicidade definida, uma vez por semana, uma vez de quinze em quinze dias, uma vez por mês…

Esse é um mercado em ampla expansão. De fato, as e-magazines são cada vez mais comuns, até porque as pessoas, cada vez mais, buscam todo o tipo de informação pela internet.

Para você ter uma ideia de como esse mercado tem crescido, já existem muitas revistas físicas que têm optado por incluir também uma assinatura pela internet. Assim, as pessoas que gostam de obter informações online, podem assinar a revista e ter acesso às matérias na internet.

Kits

Quando falamos de kits, estamos falando de uma variedade de produtos de vários tipos, como e-books, screencasts, entre outros produtos digitais. Ao oferecer conteúdo em diferentes formatos, as pessoas podem ir acompanhando da melhor forma a informação que estão adquirindo.

Imagine que tem um curso de inglês para oferecer. Pode deixar disponível videoaulas, assim como um manual em versão de e-book para que os alunos possam acompanhar a matéria por lá também, à medida que vão assistindo às aulas pelos vídeos, por exemplo.

Produtos Físicos em Comércio Online

Ao contrário dos infoprodutos, que são produtos unicamente digitais, os produtos físicos podem ser vendidos em um comércio online, mas implica um envio de um produto palpável para casa do cliente.

A internet veio trazer uma série de novas oportunidades a todos os comerciantes. Não só veio possibilitar a criação de produtos digitais, como vimos anteriormente com os infoprodutos, como veio trazer a oportunidade de vender para todo o mundo os produtos físicos que produzimos, ou revendemos.

Enquanto antes você estava circunscrito à região em que tinha a sua loja montada, hoje em dia pode receber encomendas dos quatro cantos do mundo, por meio do comércio online.

Além de aumentar as chances de vendas, você pode optar por manter apenas o seu negócio online, evitando gastos com infraestrutura, funcionários para atendimento ao público, entre outros gastos que uma loja física exige.

Receba Nossas Novidades

Imagem

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as novidades do blog!>

Imagem

O comércio online permite comercializar os mais variadíssimos produtos, desde roupas, calçado, material informático, material de escritório, entre muitos outros. Basicamente, você pode vender de um tudo pela internet.

Claro que, enquanto uns produtos podem ser estocados em casa, pois exigem um espaço menor, outros vão exigir um espaço de armazenagem. No entanto, os custos sempre serão inferiores quando comparamos com as lojas físicas.

Produtos Digitais vs Produtos Físicos

Os dois tipos de negócio são excelentes, mas cada um de nós é que tem de decidir qual a melhor escolha para o nosso caso em particular.

Por exemplo, se nós não temos um conhecimento aprofundado em nenhuma matéria em especial, talvez seja melhor optar pelo comércio online de produtos físicos.

No entanto, se nós temos conhecimentos sérios em determinada área da vida, como finanças, contabilidade, marketing, história, inglês, matemática, entre tantos outros, os produtos digitais se mostram muito benéficos, até porque não implica custos maiores, como estoque, por exemplo.

Dentro dos produtos digitais, você pode escolher entre diversos formatos. Pode escolher aqueles em que se sente mais à vontade e confortável, mas lembre que deve sempre adequar os formatos dos infoprodutos àquilo que está comercializando, e àquilo que o seu público espera de você.

Independentemente do formato que escolher, nunca deixe de garantir a qualidade dos conteúdos. É fundamental ter sempre o mesmo nível de qualidade, mantendo sempre a relevância de conteúdos para o seu público.

O objetivo principal dos infoprodutos é passar informações que sejam verdadeiramente valiosas para quem está comprando. Tenha isso sempre em primeiro lugar!

Quer saber como você pode iniciar nesse mercado? Dá uma olhadinha no link abaixo…

Como iniciar nesse mercado?

 

Esperamos que este conteúdo sobre infoprodutos e produtos físicos no comércio online tenha sido útil para esclarecê-lo! Não deixe de estar atento às novidades que temos para você em breve! Fique atento!

Até breve!

 

Valdirene Bordin.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *