Tempo de leitura: 16 minutos
O que são os 4 Ps do marketing? Já ouviu falar?
Conhecê-los é algo extremamente importante para qualquer empresa ou empreendedor, de modo a conseguir obter os melhores resultados em termos de marketing.
Esses 4Ps do Marketing estão, já há algum tempo, entre os principais códigos quando o tema é planejamento das estratégias de marketing de um negócio.
Quem já leu alguma coisa a respeito de marketing, de publicidade ou de propaganda, certamente, conheceu ao menos algo a respeito do assunto.
Dito isso, o artigo presente tem o objetivo de mostrar a você o que são os 4 Ps do marketing.
Para melhor compreensão de como aplicar o mix de marketing nas estratégias da sua empresa.
Não deixe de acompanhar esse texto até o final para ficar por dentro de tudo a respeito desse importante tema!
Vamos então começar a destrinchar esse assunto, que é um dos mais tradicionais dentro do marketing.
Pois é imprescindível que seja estudado e aplicado por mais afinco por qualquer empreendedor ou empresa.
O Que significa os 4 Ps do marketing?
Eles nada mais são do que as principais variáveis utilizadas por uma empresa para apresentar uma oferta específica ao seu público-alvo.
Fazendo de tal modo a alcançar os objetivos de marketing que ela possui.
O termo 4Ps surgiu por conta das iniciais dos quatro pilares necessários para se montar uma boa de marketing:
Esses quatros pilares são os mais utilizados como sendo sinônimos do termo 4Ps, pois esse é o framework mais popular.
Por isso ele é usado para se falar sobre o Mix de Marketing.
Quem popularizou o termo 4Ps dentro do marketing foi Philip Kotler e ele deixou claro que esses quatro pilares tratam-se de variáveis que são totalmente controláveis por uma empresa.
Assim, essas variáveis são decididas de forma interna no momento de realizar o planejamento do marketing.
De acordo com os objetivos que se deseja alcançar, conseguindo assim influenciar de forma direta as respostas dos clientes.
Essas quatro variáveis são totalmente interdependentes, pois uma tem influência da outra.
E ao mesmo tempo em que uma depende da outra para que possa alcançar assim o sucesso esperado.
Devido a isso, é preciso que essas variáveis sejam muito bem planejadas de forma conjunta.
Para garantir que elas realmente estejam bem alinhadas, provocando assim uma percepção que seja única e bastante relevante sobre a sua marca.
Agora que você conheceu o que são os 4 Ps do marketing, então é o momento de aprender mais sobre o que é o mix de marketing, que já foi citado aqui anteriormente.
Os 4Ps conseguiram passar por muitas décadas até chegarem ao século XXI, onde continuam sendo muito bem utilizados e bem estudados.
Isso ocorreu porque o Mix de Marketing é extremamente importante para todas as empresas.
Já que trata-se de uma ferramenta essencial que ajuda a orientar o planejamento das estratégias de marketing.
Com esse planejamento, tem-se então a garantia de que essas estratégias que serão utilizadas vão ser efetivas dentro do mercado.
Para mostrar qual é a importância do mix de marketing de forma mais detalhada, mostrarei alguns motivos que demonstram isso claramente.
O primeiro motivo que faz com que seja indicado utilizar o mix de marketing é que ele permite que seja feita a criação de estratégias de maneira totalmente integrada.
Quando você coloca a sua marca disponível no mercado, isso não significa que irá sair fazendo a divulgação dela e oferecendo produtos “ao vento”, para qualquer lugar e qualquer pessoa.
Torna-se extremamente necessário fazer o planejamento do mix de marketing, de modo que seja totalmente alinhado e integrado.
O alinhamento deve acontecer desde o momento em que se define o público-alvo e se posiciona a empresa no mercado, o que direciona os 4Ps apresentados anteriormente.
O seu foco deve sempre ser o seu cliente e a imagem que a sua marca irá ajudar a provocar na mente do seu cliente ou potencial cliente.
A partir disso, as definições que você realizar estarão totalmente coerentes com as percepções a respeito do mercado existente.
O uso do mix de marketing deve para se colocar uma marca dentro do mercado, levando-se em consideração o posicionamento que se quer alcançar propriamente.
Assim, as definições a respeito dos 4Ps é que serão responsáveis por realizar a transmissão do seu posicionamento para o seu público-alvo.
O que vai ajudar na consolidação da imagem do seu negócio perante os clientes.
Por isso mesmo é que esses 4Ps estão totalmente relacionados com o branding, traduzindo então os pilares da sua marca exatamente nos pontos de contato existentes com o seu consumidor.
Sem que haja essas definições, então o seu posicionamento não irá se consolidar de forma eficaz no mercado, ou ele ainda poderá acabar sendo transmitido de uma forma totalmente fora de ordem.
O resultado é uma percepção confusa a respeito da sua marca, atrapalhando os resultados a serem obtidos pela sua empresa.
Saiba mais:
Brand Persona, o Que é e Como Criar a Sua?
Público-Alvo, O que é e Como Descobrir Quem é o Seu?
Quando você usa o framework do mix de marketing, lhe ajuda na contemplação de todos os pontos de contato existentes com o consumidor.
Ao falarmos sobre marketing, então costumamos pensar muito nas ações para fazer a promoção e a divulgação de uma determinada marca.
Entretanto, a percepção a respeito da marca e a decisão de compra do consumidor será totalmente influenciada por diversos fatores.
Por exemplo, a pesquisa sobre o preço de um produto, experimentar um produto específico, ir até um ponto de venda da marca ou ainda ver uma postagem nas redes sociais são momentos importantes de interação.
Todos esses momentos ajudam a compor a experiência dos consumidores com a marca, construindo então a imagem dela dentro do mercado.
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para participar da Nossa Comunidade de Empreendedores de SUCESSO. Vou te mandar de presente o Guia Definitivo para Empreendedores, NÃO PERCA!
Um último importante benefício que pode ser citado sobre o mix de marketing é que ele ajuda a diferenciar a sua marca dos concorrentes, por meio da consolidação do seu posicionamento.
O posicionamento tem como finalidade conseguir um espaço que seja único e bastante relevante dentro da mente do seu público-alvo.
Para que ele não seja ocupado pelos concorrentes ou ainda substituído por eles.
As estratégias dos 4Ps (preço, produto, promoção e praça) então precisam ser totalmente capazes de ajudar a consolidar a imagem da sua marca.
Fazendo a transmissão da essência dela, dos diferenciais que ela possui e ainda da proposta de valor que a marca possui para os consumidores.
Anteriormente, foi explicado para você o que são os 4Ps do Marketing justo?
Mas agora é o momento de entender quais são eles, ou seja, o que eles significam e as estratégias relacionadas com cada um desses pilares.
A seguir, irei mostrar de forma detalhada para você o significado de cada um deles, de maneira a lhe deixar por dentro de tudo sobre os 4 Ps do marketing.
O primeiro P a ser visto é do preço, que é extremamente importante para que você possa construir a imagem da sua marca da forma adequada.
Além disso, ele tem um diferencial em relação aos outros P: é o único entre eles capaz de gerar receita para a sua empresa.
O P relacionado com o Preço envolve diversas decisões relacionadas com:
O preço nada mais é do que a quantidade de dinheiro que o seu cliente irá pagar por um produto adquirido, ou seja, pelos benefícios que aquele produto específico entrega a ele.
Quanto mais um consumidor percebe valor em um produto, então mais ele estará disposto a pagar pelo mesmo.
A precificação deverá levar em consideração os custos que a empresa tem, os lucros que ela deseja obter.
A comparação realizada junto aos concorrentes e a percepção de valor que se quer transmitir para o seu público.
O segundo P é de produto, que trata da principal base que garante que as empresas existam.
Pois o produto, deve ser capaz de satisfazer totalmente as necessidades que os consumidores têm e ainda oferecer outros benefícios.
Os outros P do marketing são criados em torno do P de produto, por isso ele é tão importante.
Esse P envolve algumas decisões a serem tomadas pela sua empresa, como:
Com todos esses fatores, então o seu consumidor poderá perceber atributos que o produto possui, tanto tangíveis quanto os intangíveis.
O P de produto, apesar do nome, não se refere apenas aos bens tangíveis, mais também está relacionado com os produtos.
Que são intangíveis e que podem vir a variar no momento da sua realização.
O P relacionado com Praça é a tradução do inglês “Place”, que significa lugar, referindo-se então aos canais pelos quais são feitas a distribuição e os pontos de venda dos produtos (eles podem ser físicos ou virtuais).
É através desse P que você irá definir exatamente como o seu produto irá chegar até o seu cliente.
O P de Praça vem do inglês Place (lugar), mas se refere aos canais de distribuição e os pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais.
É por meio desse P que você define como o produto vai chegar até o consumidor.
O P de Praça traz uma série de decisões que precisam ser tomadas, como:
Para definir todos as estratégias de distribuição, você vai precisar levar em consideração o produto ou o serviço em questão.
Além disso, outros fatores que têm influência sobre isso são as possibilidades de logística, o tempo de entrega.
Os custos que estão envolvidos, a quantidade de intermediários e as opções de canais de vendas que a empresa possui.
É possível que a sua empresa opte por vender apenas em lojas próprias, usar apenas lojas físicas ou virtuais.
Fazer entregar ou ainda permitir a retirada em uma loja física, apenas a título de exemplo.
O último P é de Promoção, que é o mais comum a ser associado com estratégias de marketing por qualquer empresa ou empreendedor.
Entretanto, esse P não deve ser confundido com as liquidações e os descontos realizados por lojas para vender o estoque.
Especificamente nesse mundo, a promoção está referindo-se de forma direta às estratégias.
Que ajudam a estimular uma maior demanda por um produto junto do seu público-alvo.
Ele então envolve decisões diversas, como:
São essas variáveis da Promoção que será as responsáveis pela comunicação direta da marca com o público-alvo.
Elas irão despertar o interesse dele e criar expectativa dos consumidores sobre os atributos que são tangíveis e os intangíveis daquele produto.
Chega então o momento de esclarecer uma das maiores dúvidas da maior parte das empresas: como aplicar os 4 Ps do marketing dentro da sua estratégia.
Veja uma lista com algumas dicas para você colocar em prática essas aplicações e obter excelentes resultados:
Saiba mais:
Estratégias de Marketing Digital Para Ter Sucesso (AS MELHORES)
Alguns Tipos de Marketing e Suas Estratégias Que Você Deve Conhecer
Plano de Marketing – Qual a Importância Para o Seu Negócio
Com essas quatro dicas extras que serão mostradas a seguir, você irá conseguir um sucesso muito maior com o mix de marketing.
Então não deixe de acompanhar a lista com essas dicas de ouro:
Para finalizar esse artigo, irei mostrar a você as evoluções que existiram nos 4 Ps do marketing ao longo do tempo.
De 4Ps, eles passaram para 7Ps, para 8ps, para 4Cs e também para o SAVE.
Isso ocorreu porque o modelo de 4Ps foi sofrendo diversas críticas por não atender completamente a tudo o que se necessitava.
Não encaixando-se também em situações novas que foram surgindo.
Então essas variáveis, que visavam substituir os 4Ps, foram surgindo, e a seguir mostrarei um pouco sobre cada uma delas:
Portanto, conhecer essas evoluções dos 4Ps é muito importante, pois de repente uma delas poderá encaixar-se melhor no seu negócio.
Como você viu, os 4 Ps do marketing fazem a base dessa área e são muito importantes para as corretas estratégias de marketing da sua empresa serem criadas.
Assim sendo, nesse texto, mostrei a você não só o que são esses quatro Ps, mas também o que é o mix de marketing, como aplicá-lo.
Algumas dicas extras e ainda as evoluções pelas quais passaram os 4Ps ao longo dos anos para adaptarem-se a realidade atual.
Gostou do artigo de hoje sobre o que são os 4 Ps do marketing?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.
Compartilhe essas informações nas suas Redes Sociais.
Até o próximo post! 😉
Valdirene Bordin.
Leads – O que são? Todo mundo que resolve iniciar um empreendimento digital, inclusive…
Razões Para Trabalhar Com O Marketing Digital- [ATUALIZADO] Razões para você trabalhar com marketing digital…
PLR - Private Label Rights: O Que é e Como é Utilizado no Registro de…
Como Funciona Instant Articles no Facebook? Você alguma vez já tentou abrir um link no…
Afiliado Investidor: O Que é e Como se Tornar Um Antes de começarmos a nos…
Como se Tornar um Afiliado Autoridade: O Guia Completo Existem dois perfis principais de afiliados…