Tempo de leitura: 12 minutos
Marketing digital: o que é, como funciona e principais vantagens
O conceito de marketing digital pode até parecer bem claro, mas ao mesmo tempo, é muito subjetivo.
Afinal, como entender algo tão abrangente? Como extrair o melhor do marketing digital para a sua empresa?
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para participar da Nossa Comunidade de Empreendedores de SUCESSO. Vou te mandar de presente o Guia Definitivo para Empreendedores, NÃO PERCA!
Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo.
Continue a leitura para entender mais.
Na década de 90, grande parte dos usuários de computadores passaram a ter acesso à internet e com isso, houve um grande avanço na forma de oferecer produtos e serviços.
Com o decorrer dos anos, as empresas tiveram que se adequar a revolução digital, já que muitos consumidores antes de realizar quaisquer compras de determinado produto ou empresa passaram a pesquisar na internet.
Desta forma, as empresas tiveram o insight de que era necessário investir em informação na internet, assim como também em publicidade, surgindo assim, o marketing digital.
O marketing digital é um conjunto de estratégias adaptadas e aplicadas no mundo virtual como forma de atrair o público-alvo, ampliar a comunicação, criar um relacionamento próximo e assim construir uma identidade no mercado.
E o grande desafio no marketing digital é entregar a mensagem para o público-alvo certo e na hora certa.
Portanto, se você pretende alavancar as vendas do seu empreendimento, está na hora de investir em marketing digital.
Mas, como fazer isso?
Investindo em profissionais qualificados e em ferramentas adequadas com o objetivo de otimizar sites, elaborar conteúdos relevantes, aumentar o número de vendas, aumentar a visibilidade das mídias sociais e site.
Muitos empreendedores e até mesmo profissionais de marketing, não dão a devida importância ao conceito principal dos 4Ps do marketing – o que é um grande erro.
Afinal, esse conceito surgiu bem antes da tecnologia se tornar presente no nosso dia a dia.
O conceito de 4 Ps do marketing foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy, e muito difundido por Philip Kotler.
A internet chegou, o comportamento do consumidor mudou drasticamente e as transformações não param de acontecer.
Contudo, os 4PS continuam sendo essenciais para as empresas que estão montando um planejamento de marketing e novas campanhas.
Por isso, vamos te apresentar agora mesmo os 4Ps para que assim, a sua empresa possa extrair o melhor deles:
Aqui se trata de achar o produto certo, que basicamente é aquele que atende às necessidades, desejos e preferências do cliente.
Para encontrar o produto ideal para venda, a empresa deve fazer pesquisas de mercado e conhecer muito bem o público-alvo.
Ou seja, é o que além de satisfazer as necessidades do consumidor, traz melhorias para a vida dele.
O P de produto envolve decisões referentes a qualidade, características, linhas de produto e serviços agregados.
Com esses fatores, os consumidores conseguem encontrar uma série de produtos tangíveis e intangíveis relacionados ao produto.
Mas também é preciso ficar de olho no ciclo de vida do produto, pois muitas vezes, um produto que fez sucesso no passado, pode não agradar mais o consumidor.
Isso não significa que ele deve necessariamente sair do mercado. Porém, pode ser que esteja na hora de reformulá-lo e adequá-lo para as necessidades atuais do consumidor.
O preço, de forma simples, é aquilo que o cliente está disponível a pagar por um produto.
É aqui que muitas empresas erram.
Algumas delas, no desespero para encontrar clientes, acabam baixando muito os seus preços. Isso faz com que a empresa tenha que competir com outras apenas pelo valor financeiro dos produtos, não pela qualidade ou diferencial.
Isso pode afetar a reputação da marca e, principalmente, o lucro.
Já outras, para lucrar muito no curto prazo, acabam precificando os preços de uma forma errada, ou seja, colocando valores financeiros muito altos, sem mostrar ao cliente o custo-benefício e o valor emocional agregado no produto.
Por isso, a precificação é muito importante para qualquer marca. Afinal, o preço está diretamente ligado ao quanto o consumidor acha que o seu produto custa.
Isso envolve decisões como formação do preço, política de descontos, condições de pagamento e muito mais.
Antes de adquirir um produto, o cliente faz uma avaliação do custo-benefício. Quanto maior for a percepção de valor do produto, mais ele estará disposto a pagar.
As chocolaterias artesanais, trabalham a percepção de que oferecem um produto exclusivo, feito com ingredientes de qualidade e sabores diferenciados.
Sendo assim, elas conseguem fazer com que o produto não tenha apenas um preço na etiqueta, mas sim, um valor, que vai muito além da parte financeira.
O P de praça se refere aos canais de distribuição e os pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais.
No passado, obviamente, as marcas se concentravam mais nos canais físicos de distribuição de produtos, como lojas, participações em feiras e eventos, divulgação de panfletos, entre outros.
É através do P de praça que o seu negócio vai definir como o produto vai chegar até o consumidor.
Isso envolve fatores como canais de distribuição, região de venda, frete e logística, entre outros.
O seu produto precisa chegar ao consumidor, isso é um fato. E você deve encontrar a melhor forma de fazer isso.
Uma empresa pode vender em lojas próprias ou em plataformas de e-commerce.
Pode fazer entregas em casa ou oferecer a possibilidade de retirar o produto na loja física.
Quanto mais acessíveis forem os canais de distribuição da marca, mais clientes você vai conquistar.
Afinal, embora o público-alvo da sua marca tenha características e semelhanças específicas.
Cada um deles possui determinadas preferências, e isso também influencia na questão de distribuição.
Antes de qualquer coisa, é importante deixarmos bem claro que o P de promoção não se refere a ofertas/descontos, mas sim, estratégias para promover o produto.
Obviamente, o marketing offline continua trazendo ótimos resultados.
Contudo, atualmente, não dá mais para ficar de fora do ambiente virtual. Ou seja, a sua marca precisa investir em canais digitais.
A promoção envolve propaganda, redes sociais, relações públicas, assessoria de imprensa, venda pessoal, promoção de vendas, publicidade e muito mais.
Todos esses fatores são essenciais e fazem com que o seu produto chegue no cliente certo, na hora certa e nas condições certas.
As variáveis do P de promoção são responsáveis por mostrar ao seu público-alvo a sua marca, os seus produtos e as vantagens atreladas a eles.
Por exemplo, um simples post no Instagram, irá fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio. A questão é: você está criando campanhas para o público certo?
Atualmente, é muito difícil encontrarmos alguém que não tenha acesso à internet.
Uma pesquisa demonstrou que mais de 200 milhões de brasileiros têm acesso à internet.
Devido a isso, o marketing digital tornou-se uma ótima forma de comunicação com os clientes.
Já reparou, por exemplo, num aeroporto, todos os outdoors do aeroporto nas salas de espera, nos pavilhões?
Pois é, as pessoas que estão esperando um voo, onde estão focadas? No celular, no computador não é?
Por isso, até mesmo a publicidade feita em outdoors estão perdendo a eficácia, próprio porque a atenção das pessoas está voltada praticamente por completo no digital.
O marketing offline sempre irá atrair clientes.
Mas sem a internet, fica cada vez mais difícil conquistar novos consumidores, principalmente se você ainda está tentando conquistar seu espaço no mercado.
Em tempos de globalização e alta concorrência, não dá mais para ficar de fora do ambiente digital.
A boa notícia é que as vantagens dessa ferramenta, vão muito além de maior presença virtual.
Afinal, com a criação de boas estratégias, você poderá conquistar e fidelizar clientes, aumentar a sua reputação, garantir a continuidade do negócio, entre outros.
Veja tudo o que o marketing digital pode fazer por você:
No marketing tradicional, empresa e público-alvo não possuem uma comunicação tão acessível.
Já no marketing digital, a comunicação é bilateral, onde o público-alvo consegue se comunicar com as empresas e vice-versa.
Além disso, é criado um elo de confiança entre ambas as partes.
Muitas pessoas que compram pela internet se sentem inseguras e essa estratégia tem justamente a finalidade de quebrar esta barreira e assim transmitir confiança ao consumidor que está por trás do computador/celular/tablet.
Utilize o marketing digital para se comunicar com o seu cliente e aumentar a interação dele com a sua marca.
É necessário manter um relacionamento com o consumidor do seu produto ou serviço, mesmo após a compra.
Por meio das redes sociais, o marketing digital aproxima o consumidor da empresa mesmo após a venda do produto ou serviço.
O empreendimento deve criar um vínculo com o consumidor justamente para que ele volte a comprar.
E para isso, é necessário implementar um feedback, pois assim, ele poderá sugerir o que deveria mudar e o que está excelente.
Tenha em mente que a opinião do consumidor é de extrema importância.
Pois outros consumidores podem ser convencidos a comprar ou não de acordo com os comentários daqueles que já compraram algum produto ou serviço do seu empreendimento.
O alcance dos jornais, revistas, flyers e outdoors são bem limitados, uma vez que se tratam de coisas físicas.
A internet diminuiu as barreiras geográficas, já que atualmente, está muito mais fácil conversar com pessoas e se conectar com marcas, independentemente de onde elas se encontram.
Desta forma, há o aumento significativo do número de pessoas que possam se interessar pelos seus produtos ou serviços e com isso, haverá mais retorno financeiro.
Pois você terá a possibilidade de alcançar os mais variados tipos de públicos para o seu negócio, podendo assim ter um maior controle também em relação a isso.
Uma das vantagens do marketing digital é a segmentação, já que com ferramentas adequadas, há condições de fazer a coleta de informações das pessoas que pesquisam na Internet.
Segmentar os clientes é importante para atrair o público certo, com base em características específicas, como idade, gênero, hábitos de consumo, localização, faixa de renda, entre outros.
As campanhas segmentadas também te ajudam a focar mais em determinadas necessidades do consumidor.
O Marketing Digital é essencial para qualquer tipo de empreendimento nos dias atuais, seja para um negócio físico ou um negócio digital.
Para entender mais sobre o assunto, é necessário compreender o conceito de nicho de Marketing Digital.
Certamente os negócios que não investirem nesta espécie de marketing acabará perdendo muitos clientes e até mesmo, corre o risco de fechar as portas.
Quando o empreendimento entende exatamente quem é o seu público-alvo, poderá por meio do marketing criar estratégias para cada tipo de perfil e certamente, os resultados serão surpreendentes!
Você tem um público-alvo bem definido, não é mesmo?
Mas nem todos os clientes se encontram na mesma fase da jornada de compra.
Enquanto alguns já conhecem o seu negócio e até adquiriram produtos, outros estão entrando no seu site pela primeira vez.
E é importante entender isso para abordá-lo da forma certa.
Por exemplo, se é o primeiro contato do cliente com o seu negócio, você deve fazer uma abordagem mais leve, para que ele conheça aos poucos o valor do seu negócio e perceba que a sua marca pode oferecer o que ele precisa.
Porém, se ele já fez uma compra no seu site ou na sua loja, é importante criar boas estratégias de pós-vendas e lembrá-lo constantemente da sua marca.
Você fará isso, através de envio de e-mails, campanhas, promoções especiais, divulgação de novos produtos, entre outros.
Afinal, existem várias estratégias para você manter um relacionamento com a sua clientela.
Mas isso via ser assunto para um outro post. 😉
Leia Mais….
O Que é e Como Aprender Marketing Digital do Zero?
Marketing Digital no Instagram Melhores Estratégias
Dicas de Como Ganhar Dinheiro com o Marketing Digital
O marketing digital é essencial para qualquer empresa que quer crescer no ambiente virtual e possui foco no curto, médio e longo prazo.
Seja ele físico ou digital, pois existem somente vantagens, no uso desse tipo de marketing para qualquer tipo e tamanho de empresa.
A internet oferece diversas possibilidades para quem deseja empreender, crescer profissionalmente e está em busca de novos clientes.
Aproveite a tecnologia para divulgar o seu negócio e se consolidar no mercado.
Porque não usar o Marketing Digital é como abrir uma empresa e não contar a ninguém.
Bom , por hoje é só, comenta aqui embaixo se você gostou do material de hoje atualizado e me conta, você usa o marketing digital no seu negócio, seja ele físico ou digital?
Dúvidas entre em contato comigo, podemos tocar umas idéias, beleza?
Até o próximo post!
Um abraço
Valdirene Bordin.
Leads – O que são? Todo mundo que resolve iniciar um empreendimento digital, inclusive…
Razões Para Trabalhar Com O Marketing Digital- [ATUALIZADO] Razões para você trabalhar com marketing digital…
PLR - Private Label Rights: O Que é e Como é Utilizado no Registro de…
Como Funciona Instant Articles no Facebook? Você alguma vez já tentou abrir um link no…
Afiliado Investidor: O Que é e Como se Tornar Um Antes de começarmos a nos…
Como se Tornar um Afiliado Autoridade: O Guia Completo Existem dois perfis principais de afiliados…