Estratégias de Marketing

Copywriting e Persuasão: As Principais Técnicas Para Você Usar!

Tempo de leitura: 12 minutos

Se você escreve um artigo ou texto, com o objetivo de fazer algo dentro de sua estratégia de marketing, então, você deve usar o copywriting e persuasão. Com isso, você poderá persuadir o seu público-alvo.

Assim sendo, com o copywriting e persuasão, simplificando, você quer fazer uma oferta que o seu público-alvo não possa recusar.

Claro que tem que ser uma boa oferta de qualquer maneira. Porém, em termos de produção de artigos, existem várias técnicas persuasivas que você pode aplicar para facilitar seu trabalho.

Neste sentido, todo redator de sucesso aplica as estratégias abaixo, simplesmente porque elas funcionam. Portanto, para saber mais sobre copywriting e persuasão, então, confira o nosso artigo de hoje!

Copywriting e Persuasão: O Que é Isso?

Pense no seu artigo de blog como um funcionário de vendas online. Se ele disser a coisa certa, obterá mais vendas. Mas, se ele não conseguir convencer os visitantes, você não venderá.

Então, você precisa de pelo menos um texto de vendas tentador para obter a conversão. Mas como você pode fazer isso da maneira certa?

Neste sentido, escrever para a conversão é bastante difícil e demorado, se você quiser descobrir tudo sozinho. O copywriting e persuasão é uma profissão em si. Algo muito diferente de escrever um texto sem falhas linguisticamente. E algo que você não aprende na escola.

Isso ocorre, pois, o copywriting persuasivo é guiado por ideias científicas da psicologia da persuasão e ciências comportamentais. 

A teoria fornece ferramentas para cativar, vincular e convencer seu público-alvo. Esse conhecimento é valioso para poder controlar o comportamento do cliente por meio de textos. 

Participe da Nossa Comunidade e Receba O Guia Completo de Empreendedorismo

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para participar da Nossa Comunidade de Empreendedores de SUCESSO. Vou te mandar de presente o Guia Definitivo para Empreendedores, NÃO PERCA!>

O Que Você Deve Levar Em Consideração?

  • Um estilo e estrutura convincentes;
  • Agarre e prenda a atenção;
  • Princípios de influência para a mensagem central;
  • Técnicas de persuasão psicológica que incentivam a ação;

Portanto, os textos para conversão devem deixar o seu público-alvo com água na boca. Salte com entusiasmo e vislumbre com felicidade que eles o encontraram. Em seguida, o mouse passará sobre o botão da call to action.

Entretanto, é importante saber que nosso cérebro julga em uma fração de segundo se ele acha interessante ou não um texto de vendas. Isto é um sentimento.

Assim sendo, cerca de 95% das decisões diárias são tomadas com base em instintos primitivos. Um fator importante a ser levado em consideração ao escrever através das técnicas de copywriting e persuasão. Pelo menos se você quiser apelar para o seu público-alvo.

Portanto, se você ainda não conhece os ingredientes secretos de um texto de vendas atraente, ele continua sendo uma questão de tentativa e erro. Escreva, teste, reescreva e teste novamente até obter mais vendas. Isso geralmente é um processo demorado.

A maioria dos empresários simplesmente não tem tempo ou desejo para uma fase de teste de longo prazo. Um site simplesmente precisa fazer o que se pretende: Entregar vendas. Deste modo, as dicas apresentadas a seguir, podem ajudá-lo com isso.

As Principais Técnicas de Copywriting e Persuasão

Por ser muito difícil escrever um texto de sucesso para a sua empresa. Especialmente se escrever não é sua profissão.

Neste sentido, você pode forçar-se a desenvolver suas habilidades de escrita toda semana escrevendo muito. Isso leva muito tempo e nem sempre é possível.

Mas há também outras possibilidades para tornar seus textos mais convincentes e poderosos: Técnicas de copywriting e persuasão.

Assim sendo, às vezes, você pode conseguir muito com um pequeno ajuste. Deste modo, a seguir, compartilho as melhores dicas sobre como você pode obter mais resultadas graças as técnicas de copywriting e persuasão.

1.    Repetição

O poder da publicidade é a repetição. De fato, o poder da publicidade é a repetição. O poder da publicidade é a repetição. Este é um clichê, mas por boas razões. 

A repetição funciona bem para o copywriting e persuasão. Assim sendo, se você disser a mesma coisa de maneiras diferentes, você poderá persuadir o seu público-alvo. Mas, simplesmente dizer a mesma coisa cinco vezes não funciona. Em vez disso, tente escolher inserções diferentes:

  • Diga imediatamente o que deseja de um cliente;
  • Dê um exemplo;
  • Esboce uma história;
  • Use uma citação de uma autoridade;
  • Use seus argumentos novamente no resumo;

2.    Dê razões

Você se lembra das palavras mágicas em direitos autorais? Uma das palavras com maior apelo mágico é “porque”. Simplesmente porque nós humanos gostamos de ter uma razão para tudo o que fazemos.

Assim sendo, se você quer que as pessoas façam o que você quer que elas façam, você deve dar-lhes razões. Boas razões. Neste sentido, repetidamente, pesquisas mostram que “porque” tem um forte valor persuasivo.

Ao usar o “porque” nosso cérebro vê uma conexão subjetiva, de modo que uma opinião é exibida, além disso, nosso cérebro também experimenta uma conexão causal e, portanto, um fato é exibido.

Receba Nossas Novidades

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as novidades do blog!>

3.    Garanta Coerência

Verifique se a sua história está correta por todos os lados. Seus clientes querem uma história consistente antes de comprar. Consistência significa racionalidade e integridade. Inconsistência, por outro lado, significa volatilidade e instabilidade.

Você pode facilmente atingir essa coesão iniciando sua história de vendas com algo com o qual poucas pessoas precisam discutir. Em seguida, exponha seu argumento e forneça ampla evidência, retornando ao primeiro ponto em que seus leitores já concordaram!

4.    Textos Convincentes Têm Estrutura

Deseja influenciar pessoas através de copywriting e persuasão? Então você terá que pensar cuidadosamente sobre a estrutura.

Todo texto é uma tentativa de influenciar. Mas, para isso, certifique-se de planejar bem essa tentativa. Cabe a você coletar os elementos certos e estruturá-los.

E de maneira que corresponda à maneira como as pessoas naturalmente tomam decisões. Portanto, para coletar esses elementos, você precisa de uma estrutura.

5.    Prova Social

A prova social representa o comportamento dos outros, que também é uma ferramenta poderosa para copywriting e persuasão. Especialmente quando um visitante do site é um tanto incerto, ele analisa o comportamento dos outros.

Assim sendo, se você indicar qual comportamento desejado outros visitantes executaram, isso direcionará os visitantes inseguros na mesma direção.

Por exemplo, você pode mostrar quantas cotações já foram solicitadas, quantos clientes satisfeitos você tem ou quantos visitantes compartilham um artigo de blog.

Não é segredo que um dos mais fortes fatores psicológicos é o comportamento dos outros. Uma página do Facebook tem muitos gostos? Então outros seguirão automaticamente.

Um item é comprado ansiosamente? Então ele vende automaticamente melhor. Existem muitas críticas sobre algo? Isso aumenta o interesse consideravelmente.

Portanto, preste muita atenção ao processar evidências sociais, pois elas também podem funcionar contra você. Sempre se certifique de esclarecer o comportamento desejado dos outros e de não mostrar acidentalmente comportamentos indesejados.

Neste último caso, visitantes inseguros também mostrarão o comportamento que você não deseja! Então preste atenção. Você tem a oportunidade de mostrar outras provas sociais sobre seus produtos ou serviços? Então, faça isso!

6.    Use Equações

Metáforas, equações, analogias. Eles tornam seus textos persuasivos muito mais fortes. Se você puder fornecer uma equação com a qual seus potenciais compradores já concordam, será muito mais fácil convencer.

A propósito, tenha atenção ao comparar maçãs com peras. Seu produto pode não ser tão interessante em comparação com um produto similar, mas, pode ser comparado com outro produto que seus clientes potenciais estão usando no momento.

Deste modo, para uma forte estratégia de copywriting e persuasão, procure as comparações que tornam seus produtos o mais favorável ​​possível.

7.    Esboce o Problema

Como uma técnica persuasiva geral, você primeiro explica o problema que seus clientes em potencial estão enfrentando. Realmente, concentre-se primeiro nos pontos problemáticos que seu público-alvo experimenta.

Neste sentido, você só encontrará sua solução depois de ter trabalhado muito. Além disso, sinta-se livre para usar o medo. O medo é uma arma particularmente poderosa em uma estratégia de copywriting e persuasão.

Isso não é para ser sádico. Apenas indica sua empatia. Você quer mostrar a seus clientes que sente a dor deles e realmente entende os problemas deles.

8.    Faça Uma Previsão

Outra técnica persuasiva poderosa começa com as palavras: Imagine que … John Lennon escreveu uma música bem conhecida sobre isso.

Neste sentido, isso dá ao seu leitor um vislumbre do futuro. Uma projeção sobre o possível resultado que ele obtém com o que você pode oferecer a ele.

9.    Use Linguagem de Perda

Estamos todos inconscientemente inclinados a evitar (possível) perda. Isso é muitas vezes mais forte do que o nosso esforço para obter lucro. Isso também é conhecido como aversão à perda. Assim sendo, você pode usar esse conhecimento para motivar os visitantes a agirem.

Na linguagem do lucro, a ênfase é colocada no que pode ser obtido para os visitantes (o lucro). Por outro lado, no caso da linguagem de perda, você enfatiza o que o visitante perde se ele não agir. 

Isso é muito mais eficaz, porque, você usa o princípio cerebral de aversão à perda. Inspire-se nos exemplos de linguagem de perda abaixo.

  • “Não perca nossas promoções exclusivas de assinantes. Para isso, assine a nossa correspondência agora”.
  • “Não perca mais as vendas. Comece hoje com o treinamento “XXX”.
  • “Evite cometer mais erros de redação: Para isso, leia este artigo!”

Preste atenção! Se você usa linguagem de perda, é crucial que você sempre ofereça uma solução adequada. Não faz sentido assustar as pessoas para não saberem como evitar a perda potencial depois. 

Por fim, é importante que você não escreva o texto inteiro em linguagem de perda, mas certifique-se de aplicá-la em lugares cruciais do texto. 

Use-a intencional e seletivamente para incentivar os visitantes a agir, por exemplo, logo acima de um formulário de cotação ou acima do formulário de registro para sua correspondência.

10. Deixe Que Eles Pertençam a Algum Lugar

Essa é uma técnica psicológica tão poderosa que quase engana. Dê a seus leitores a oportunidade de eles pertencerem a um grupo. Exemplos são: O grupo de loucos por saúde, de atletas semi-profissionais, de descolados ou de empresários bem-sucedidos.

Se você der ao seu público-alvo a ideia de uma guerra tribal e oferecer a eles a oportunidade de ingressar em um clube exclusivo, eles sem dúvida participarão.

11. Vá Contra Todas as Objeções Possíveis

Você sabe por que as páginas de vendas na internet são sempre tão longas? Os redatores que escreveram sabem que precisam usar truques para levar as pessoas ao final de um funil de vendas.

Se alguém lê e pensa “sim, mas”, você perdeu. Neste sentido, se você sabe muito sobre seu produto ou serviço, também conhece as objeções dos potenciais clientes.

Assim sendo, em sua estratégia de copywriting e persuasão, aborde essas objeções diretamente em seus textos persuasivos.

Para ter uma ideia do que está impedindo as pessoas de comprarem algo, também é possível aprender muito com os comentários nos artigos de seu blog ou nos fóruns em que produtos similares são discutidos.

Verifique também os comentários nas mídias sociais e navegue na competição. Você pode e deve fazer melhor que a concorrência!

12. O Poder de Uma História

Por fim, a maior técnica persuasiva de todas é o poder das histórias. Neste sentido, uma boa história permite que as pessoas se auto convençam. Além disso, há poucas estratégias de redação que podem competir com isso.

Isso ocorre, pois, nosso cérebro está apaixonado por histórias. Isto é devido à maneira como nosso cérebro funciona. Afinal, nossa vida também consiste em toda uma série de histórias.

Então, estamos acostumados a processar informações em forma de história. De fato, o poder da narrativa é tão forte que lembramos melhor das informações quando apresentadas em forma de história. Mesmo que seja uma informação complexa.

Se você achar difícil aplicar a narração de histórias nos textos da web, dê uma olhada em exemplos de marcas conhecidas, porque todas elas fazem narrativas deste tipo em suas estratégias de copywriting e persuasão.

Deste modo, determine uma história adequada para o seu produto, serviço ou empresa. Você verá que os visitantes do seu site lembram quem você é e o que faz quando usa a narrativa.

A narração de histórias também pode ser usada muito bem em combinação com todas as outras técnicas acima. Faça todos os esforços para tornar as histórias que você conta ainda melhores e você será um redator muito convincente!

Conclusão

Eu gostaria de ter conhecido essas dicas anos atrás, porque, elas tornam os textos da Web muito mais persuasivos.

Deste modo, espero que a aplicação das técnicas de copywriting e persuasão acima lhe tragam mais artigos compartilhados, mais solicitações de cotação, mais rotatividade on-line e, é claro, uma aparência melhor e mais confiável.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre as principais técnicas de copywriting e persuasão, então, continue em nosso site e confira muito mais!

 

Até a Próxima! 😉

 

 

Valdirene Bordin

Share
Published by
Valdirene Bordin

Recent Posts

Leads – O Que São?

  Leads – O que são? Todo mundo que resolve iniciar um empreendimento digital, inclusive…

1 ano ago

Razões Para Trabalhar Com O Marketing Digital – [ATUALIZADO]

Razões Para Trabalhar Com O Marketing Digital- [ATUALIZADO] Razões para você trabalhar com marketing digital…

2 anos ago

PLR – Private Label Rights: O Que é e Como é Utilizado no Registro de Produtos Digitais?

PLR - Private Label Rights: O Que é e Como é Utilizado no Registro de…

2 anos ago

Como Funciona Instant Articles no Facebook?

Como Funciona Instant Articles no Facebook? Você alguma vez já tentou abrir um link no…

3 anos ago

Afiliado Investidor: O Que é e Como se Tornar Um

Afiliado Investidor: O Que é e Como se Tornar Um Antes de começarmos a nos…

3 anos ago

Como se Tornar um Afiliado Autoridade: O Guia Completo

Como se Tornar um Afiliado Autoridade: O Guia Completo Existem dois perfis principais de afiliados…

3 anos ago