Empreendedorismo Digital

Aumentar a Produtividade Com a Meditação: Como Fazer?

Tempo de leitura: 13 minutos

Aumentar a produtividade é um objetivo de muitos, mas que está ao alcance de muito poucos.

De fato, o aumento da produtividade não é algo assim tão simples. É precisa toda uma reorganização mental para isso, pois temos de focar no trabalho da forma certa.

A meditação entra aqui como uma ferramenta mais do que válida! De fato, ela se mostra um fator poderoso no que diz respeito ao aumento da produção!

Muitas vezes, no nosso trabalho, seja ele por conta própria ou por conta de outrem, temos prazos apertados, projetos que são muito importantes, e o estresse começa tomando conta de nós.

Apesar de uma certa dose de estresse e adrenalina serem benéficos, pois nos dá uma energia extra, a verdade é que estresse a mais pode afetar negativamente o nosso rendimento no trabalho.

A meditação, também conhecida como Mindfulness, pode ser bastante útil no gerenciamento das nossas emoções.

Por conseguinte, seremos capazes de controlar o nosso estresse da melhor forma, usando isso a nosso favor.

Outra questão se prende com as distrações do nosso dia a dia. Não podemos negar que, muitas vezes, a gente acaba se distraindo com qualquer bobeira.

É uma mensagem no celular, uma nova postagem de um amigo no Facebook, ou até uma conversa paralela entre nossos colegas de trabalho.

Não é negativo parar por alguns momentos no meio do trabalho. De fato, está provado que devemos, sim, ter paragens periódicas, e essas paragens até aumentam a nossa produtividade.

O problema é quando as nossas distrações nos tiram o foco quando mais precisamos, quando estamos no meio de uma produção importante.

Mais uma vez, o Mindfulness traz inúmeras vantagens. Com a prática de meditação, conseguimos desenvolver capacidades muito importantes, incluindo o foco que devemos ter em nosso trabalho para aumentar a produtividade.

Participe da Nossa Comunidade e Receba O Guia Completo de Empreendedorismo

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para participar da Nossa Comunidade de Empreendedores de SUCESSO. Vou te mandar de presente o Guia Definitivo para Empreendedores, NÃO PERCA!>

Aumentar a Produtividade Com a Meditação no Trabalho

A procrastinação é, sem dúvida, o maior problema quando falamos de produtividade no trabalho.

Sabe aquela vontade de não fazer nada, de adiar para amanhã sempre o que temos de fazer? Pois bem! A essas atitudes chamamos de procrastinar.

Embora o estresse e a falta de foco sejam um problema sério que pode colocar em risco a produtividade, a verdade é que esta atitude de deixar sempre para depois o que podia estar fazendo agora é aquela que mais prejudica.

E não pense que é assim tão incomum! A maioria de nós, em alguma altura da nossa vida, viveu uma fase assim, em que o trabalho ficava sempre para depois.

Na nossa cabeça estamos adiando por 30 minutos, depois por 1 hora, depois fica para o dia seguinte e, quando vamos ver, já se passou uma semana e não terminamos aquela tarefa.

Pois bem! Se algumas tarefas até podem ser adiadas, outras precisam ser terminadas o quanto antes. Em um mundo laboral cada vez mais competitivo, não existe espaço para procrastinação!

É isso aí! Se o nosso patrão não fica contente e satisfeito com o nosso trabalho, nos manda embora e contrata outro profissional na mesma hora!

Se trabalhamos por conta própria, se os nossos clientes não ficam satisfeitos com o nosso trabalho, não vão mais contratar os seus serviços. Simples assim!

Por isso, é fundamental tentar manter o foco, energia, determinação, profissionalismo, e não podemos nos deixar abalar por nada enquanto estamos trabalhando.

A meditação, ou Mindfulness, entra aqui como a solução para aumentar a produtividade e resolver todos os problemas que referimos acima.

Mindfulness

O Mindfulness, ou atenção plena em português, tem sido usado por muitas empresas e executivos como uma ferramenta imprescindível para ajudar os seus funcionários a manterem o foco e a combaterem a procrastinação.

A meditação, nesse caso, tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional, tornando as pessoas mais produtivas e eficientes, além de ajudar no desenvolvimento de características importantes, como a criatividade, por exemplo.

Para você ter uma ideia de quanto essa técnica é eficaz, várias personalidades usam em seu dia a dia, como a grande Oprah Winfrey, assim como grandes empresas mundiais, como é o caso de Facebook, Google, entre outras.

Embora no Brasil esta ainda seja uma técnica usada por poucos, a verdade é que tem vindo a ganhar espaço, muito graças à sede brasileira do Google. Os funcionários tiram um tempo para fazerem exercícios de concentração, e exercícios para aliviar o estresse.

O Mindfulness usa técnicas de meditação que priorizam experiências do tempo presente, de forma a que você consiga ter uma atenção plena no agora, se concentrando no presente, o que faz com que episódios passados e ânsias do futuro saiam do seu campo de pensamento.

Sendo assim, a meditação e o mindfulness estimulam o autocontrole, o autoconhecimento, assim como o equilíbrio emocional, tão importantes para aumentar a produtividade no trabalho.

Usando estas técnicas, você será capaz de deixar de lado todos os estímulos externos, aumentando o seu foco nas suas atividades e, consequentemente, aumentando a sua produtividade de forma significativa.

Quer saber quais as vantagens de criar um blog no WordPress? Clique aqui e saiba mais!

Qualidade de Vida no Trabalho e Meditação

Os benefícios da meditação são muitos, incluindo no que diz respeito à nossa vida laboral.

Vários estudos científicos apontam para uma maior qualidade de vida no trabalho quando exercitamos a meditação.

Estes benefícios conseguem-se pela otimização das funções cognitivas, o que aumenta várias características positivas, como a criatividade, o foco, a concentração, um maior controle do estresse, assim como uma maior capacidade de resposta na tomada de decisões.

Receba Nossas Novidades

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as novidades do blog!>

Tendo em conta que o estresse é um dos maiores motivos que levam as pessoas a se afastarem do trabalho por períodos de tempo prolongados, quando se pratica meditação, evitamos que esses funcionários padeçam de problemas que os afastem de suas funções.

Se queremos ser funcionários produtivos, e se queremos ter funcionários produtivos, é fundamental manter o estresse sob controle, e é aí que a meditação se mostra uma excelente ferramenta.

Concentração e Foco

Além da redução e controle do estresse, a meditação é uma ferramenta poderosa para aumentar a capacidade de concentração e foco.

Quando você tem uma capacidade elevada de foco seletivo, você será capaz de colocar toda a sua energia em uma tarefa de cada vez.

Isso evita que você esteja pensando em vários problemas ao mesmo tempo, fazendo com que você empanque e acabe não resolvendo nenhum deles.

A meditação permite que você desenvolva esse foco, assim como permite que você alcance um nível de concentração elevado.

Isso faz com que as tarefas sejam concluídas com maior perfeição, e mais rápido.

Criatividade e Memória

Outro benefício da meditação é um favorecimento de duas características muito importante no mundo do trabalho: a memória e a criatividade.

O Mindfulness faz com que você esteja mais disposto a ter novas ideias, e será permeável a novos pontos de vista.

Você também será mais capaz de aprender coisas novas, assim como será mais fácil memorizar e interiorizar novas informações.

Essas duas características vão ajudar bastante na tomada de decisões, pois serão mais rápidas, mas também mais assertivas.

Como Meditar Para Aumentar a Produtividade

Agora que já sabemos todos os benefícios da meditação, incluindo para aumentar a produtividade, está na hora de aprendermos a colocar isso em prática!

Você pode colocar em prática os passos que vamos passar a seguir em sua casa, ou no seu local de trabalho.

À propósito de Meditação, deixarei aqui uma idéia de um programa de meditação pra você, caso não consiga fazer isso sozinho. Clique Aqui!

O ideal é que tenha um horário disponível, sem distrações, e relaxado.

É importante que você possa estar tranquilo, confortável e, preferencialmente, em um local silencioso. Se não puder estar em um lugar em silêncio, use uns protetores auriculares.

Agora que você está confortável, sente-se, ou deite-se, de forma a ficar bem confortável. Depois feche os olhos e faça respirações lentas e profundas.

Deve concentrar a sua atenção na respiração, que deve vir do abdômen, e não do peito.

Todo o seu foco deve estar em você mesmo, em seu corpo. Sinta o ar percorrendo seus pulmões e tome consciência de cada pedacinho do seu corpo.

Foque em todas as sensações que está sentindo, como a temperatura, a sensação do seu corpo em contato com o chão…

Se o seu pensamento for para outro lugar, não se preocupe. É normal que no início tenha dificuldades em manter o foco apenas no seu corpo.

Assim que perceber que o seu pensamento fugiu, volte a concentrar-se em sua respiração.

Deverá fazer esse exercício durante 3 minutos. Servirá como uma pausa da sua rotina para que você consiga manter a consciência.

Poderá aumentar graduadamente esse tempo, à medida que for evoluindo nos exercícios.

Mantra

Os mantras também são usados como técnicas de meditação.

A ideia é você ter uma palavra, ou uma frase que ajuda a se concentrar e a se manter mais produtivo. Essa palavra, ou frase, deve ser repetida várias vezes.

Geralmente, os mantras são usados por iniciantes, pois ajudam a aumentar a autoestima e ajudam a focar em apenas uma coisa.

Existem vários mantras. Você deve escolher um que realmente faça sentido para você, que aumente a sua concentração e produtividade.

Além disso, quando você repete um mantra muitas vezes, os benefícios são ainda maiores, como uma melhoria na respiração e na circulação sanguínea.

Você também se sentirá muito melhor, mais bem disposto, pois dizer mantras produz várias substâncias, incluindo a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Tendo em conta que o seu bem-estar aumenta, a sua produtividade no trabalho será também superior.

Não é novidade nenhuma que trabalhadores felizes são muito mais produtivos. Então, vale a pena tentar!

Ergonomia

Se queremos aumentar a produtividade no trabalho, não podemos deixar de lado a ergonomia. Esta diz respeito ao estudo da relação entre o Homem e as máquinas.

Por exemplo, o trabalho de escritório requer uma secretária, uma cadeira, e um computador.

A ergonomia nos diz qual a melhor forma de usar esses materiais para que o funcionário tenha um maior rendimento.

Quando um dos elementos da nossa rotina laboral não está em sintonia, ou seja, quando um dos materiais não está sendo usado da forma correta, ou não está colocado no lugar certo, impede que você alcance a maior produtividade, assim como impede a sua consciência plena.

Por isso, quando empresas colocam à disposição dos seus funcionários equipamentos inadequados, desconfortáveis e incômodos, é impossível garantir produtividade e efetividade por parte dos mesmos.

Assim sendo, é responsabilidade do empresário fornecer as melhores condições para os seus colaboradores, para que possam produzir o máximo, com a maior eficiência possível.

É fundamental que todos os instrumentos de trabalho sejam adequados para o tipo físico do funcionário, como a altura, por exemplo.

Além disso, os equipamentos devem ser adequados ao tempo de uso, de forma a que sejam confortáveis ao longo de todo o dia.

Pausas Criativas

Nós dissemos no início desse artigo que a procrastinação é um dos aspectos que devemos evitar se queremos aumentar a produtividade no trabalho.

No entanto, existe um tipo de procrastinação que é saudável. É a que chamamos de procrastinação criativa.

Na prática, não podemos dizer que se trata de procrastinação, mas antes uma pausa criativa para aumentar a produtividade e a consciência plena.

Quer queiramos, quer não, não podemos negar que todos nós temos momentos de procrastinação.

A verdade é que é impossível ficarmos 8 horas seguidas em foco e concentração absoluta.

Como tal, o ideal é usar esses momentos de pausa para estimular características que nos ajudem no trabalho e em nosso rendimento.

De fato, o fator mais importante para aumentar a produtividade é ter qualidade de vida.

E dar uma pausa faz com que nossa qualidade de vida também aumente. Por isso, as pausas podem, sim, ser muito benéficas para o resultado final.

A questão passa por usar as pausas da forma correta. Em vez de passar 15 minutos olhando para as suas redes sociais, devemos antes fazer algo que seja interessante para a nossa vida profissional ou pessoal.

Ler um livro, pintar, escrever, aprender um novo idioma, ou assistir a uma palestra, são apenas alguns exemplos de procrastinação criativa.

Ao fazer esse tipo de atividade, não só está se afastando da rotina estressante do trabalho, como está, ao mesmo tempo, desenvolvendo capacidades que serão muito benéficas para o exercício das suas funções.

Sem dúvida, a produtividade não se resume a trabalhar 12 horas por dia. A produtividade é, sim, fazer o máximo de tarefas em um dia.

Se, ao incluirmos a procrastinação criativa, conseguimos realizar mais tarefas no final do expediente, então estamos conseguindo alcançar nosso objetivo de aumentar a produtividade.

Concluindo

Ao longo deste artigo nós conseguimos perceber que aumentar a produtividade não implica um aumento da carga horária. É importante estarmos bem conosco mesmos para que consigamos alcançar nossos objetivos diários.

A meditação é uma excelente ferramenta para isso. Não só ajuda no autoconhecimento, o que permite que nos aceitemos, com todas as virtudes e defeitos, como ajuda no desenvolvimento de características importantes para o trabalho, como o foco, concentração, memória e criatividade.

Tirar alguns momentos para praticar o mindfulness, em casa ou no trabalho, é fundamental para nos colocarmos no centro do universo, tomando consciência plena do momento presente, e deixando problemas do passado e do futuro para trás.

Além disso, dizer mantras, ter atenção com a ergonomia, e ter momentos de procrastinação criativa farão aumentar, ainda mais, o seu bem-estar e, consequentemente, aumentar a sua produtividade no trabalho.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de ler outros artigos com informações muito úteis e importantes para o seu caminho profissional. Esperamos por você! 😉

 

Até o próximo post! 😉

 

 

Valdirene Bordin

Recent Posts

Leads – O Que São?

  Leads – O que são? Todo mundo que resolve iniciar um empreendimento digital, inclusive…

1 ano ago

Razões Para Trabalhar Com O Marketing Digital – [ATUALIZADO]

Razões Para Trabalhar Com O Marketing Digital- [ATUALIZADO] Razões para você trabalhar com marketing digital…

2 anos ago

PLR – Private Label Rights: O Que é e Como é Utilizado no Registro de Produtos Digitais?

PLR - Private Label Rights: O Que é e Como é Utilizado no Registro de…

2 anos ago

Como Funciona Instant Articles no Facebook?

Como Funciona Instant Articles no Facebook? Você alguma vez já tentou abrir um link no…

3 anos ago

Afiliado Investidor: O Que é e Como se Tornar Um

Afiliado Investidor: O Que é e Como se Tornar Um Antes de começarmos a nos…

3 anos ago

Como se Tornar um Afiliado Autoridade: O Guia Completo

Como se Tornar um Afiliado Autoridade: O Guia Completo Existem dois perfis principais de afiliados…

3 anos ago