Tempo de leitura: 6 minutos
Estratégias de Marketing? É isso que você está procurando? Então aí vão alguns tipos de Marketing e suas estratégias que você deve conhecer, você sabe o que é marketing?
Então, vamos começar pelo início!
O Marketing de acordo com a Associação Americana de Marketing, é um processo de planejar e também executar a concepção, promoção, determinação do preço e distribuição de ideias referente a serviços e bens.
Existem diversos tipos de marketing, sendo que todos possuem o mesmo objetivos suprir as necessidades de um público-alvo de forma lucrativa.
Se você acredita que o marketing está limitado apenas ao mercado consumidor e as empresas, está completamente equivocado, já que o marketing está em todo e qualquer lugar.
Muitas vezes, está havendo o marketing diante de seus olhos e sequer percebemos, como por exemplo, em uma conversa com a amiga sobre o brilho dos cabelos, até chegar a informação do produto que ela utiliza.
No texto de hoje, você conhecerá os diversos tipos de marketing muito utilizado para impulsionar negócios em diversas partes do mundo.
O marketing é um tipo de ação extremamente necessária para o desenvolvimento lucrativo de qualquer empreendimento.
Sem o marketing não há faturamento e com isso, o empreendimento não consegue se sustentar.
Os tipos de marketing estão relacionados a uma tática, a uma estrutura, a um canal específico, a um estilo, a um público-alvo e a uma causa.
Abaixo, estão os principais tipos de marketing para impulsionar um negócio.
1 – Marketing Digital
O marketing digital é aquele que tem como finalidade reunir diversos tipos de ações de marketing no meio digital, como por exemplo:
E como você já sabe, o objetivo do marketing é suprir as necessidades do público-alvo, sendo que no marketing digital o foco é no meio digital.
Na verdade, o marketing digital não deve ser uma exclusividade para as empresas que possuem sites ou blogs, mas para todo e qualquer tipo de negócio.
2 – Marketing Omnichannel
Este tipo de marketing é extremamente atual. Muitas pessoas alternam a atenção entre os canais offline e online.
Quer ver um exemplo? Uma pessoa deseja comprar uma televisão. Então, começa a fazer pesquisas de marcas e preços em lojas físicas.
Além disso, analisa todas as características pessoalmente e na hora de comprar, acaba comprando pela internet buscando a melhor oferta.
Portanto, a experiência do cliente não ocorre somente em um canal, mas em outros de forma simultânea.
Dessa forma, o Marketing Omnichannel vem crescendo não apenas para as empresas físicas que estão migrando para os meios digitais, mas também o inverso.
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as novidades do blog!
Um grande exemplo é a Amazon que tem lojas físicas nos Estados Unidos.
3 – Marketing de Conteúdo
Um dos pilares do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo.
A estratégia do Marketing Digital engloba o Outbound e o Inbound, já o Marketing de Conteúdo tem como meta ganhar a confiança e interesse do público por meio da entrega de valor em forma de conteúdo.
Dessa forma, ao disponibilizar um conteúdo interessante poderá envolver, atrair e também estimular uma ação do cliente.
A ação do cliente pode não ser exclusivamente uma venda, mas também o download de um material, o preenchimento de um cadastro, compartilhamento de conteúdo e outras.
Mas, para que haja uma ação do cliente é preciso ter um bom planejamento.
4 – Marketing de Relacionamento
Há é possível permanecer no mercado sem ter um engajamento e um público fiel.
Para isso, é necessário haver um Marketing de Relacionamento.
Mas, o que é isso? É um conjunto de ações que tem como objetivo cultivar um relacionamento certo com um público-alvo correto.
Dessa forma, envolve a relação do empreendimento com os distribuidores, fornecedores, acesso aos dados dos clientes, ações personalizadas para criar a conexão, programas de fidelidade e outros.
5 – Marketing de Experiência
O Marketing de Experiência é aquele que faz com que o cliente se sinta envolvido com o serviço ou produto e por meio dele tenha experiências inéditas com a marca.
Quando um cliente em potencial interage com o produto, ele precisa utilizar diversos sentidos e após isso, a percepção do consumidor é completamente alterada e com isso, a marca acaba criando uma conexão.
E qual o maior benefício do marketing de experiência? Se você acredita que seja somente na divulgação do produto ou serviço, errou! O benefício está no elo do seu público com o seu produto e serviço.
Dessa forma, a experiência precisa ser interativa, memorável e despertar emoções.
6 – Marketing Viral
Você sabe que a viralidade tem o poder de alcançar um grande número de acessos e com isso, fazer com que o conteúdo seja distribuído de forma muito eficiente.
O Marketing Viral espalha opiniões e informações sobre um serviço ou produto, de pessoa a pessoa, nos meios digitais, podendo ainda ser ampliado de boca a boca.
Com o Marketing Viral, é possível divulgar a sua marca, aumentar o engajamento entre os usuários, dissemina conteúdo e outros.
7 – Marketing de Guerrilha
Por fim, há o Marketing de Guerrilha que é uma estratégia que tem o foco em ações inusitadas, com grandes resultados e baixo custo, porém é necessário uma boa criatividade.
Este tipo de marketing é utilizado em negócios que desejam atingir resultados em maior escala, mas não têm orçamento suficiente para realizar por meios das mídias tradicionais.
Um exemplo foi a Coca-Cola. Ela criou a máquina da felicidade e o que era isso? Era uma máquina de bebidas que após o pagamento de determinado valor servia mais do que um produto único. Esta máquina foi colocada na Universidade St. John’s, em Nova York.
Na época, foram instaladas 5 câmeras escondidas que gravavam as inúmeras reações dos estudantes e isso gerou um vídeo que viralizou e alcançou mais de 4,5 milhões de visualizações na plataforma do YouTube.
Agora, você já sabe os principais tipos de marketing existentes e que tal implementar alguns deles no seu negócio?
E aí, gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário!
Leads – O que são? Todo mundo que resolve iniciar um empreendimento digital, inclusive…
Razões Para Trabalhar Com O Marketing Digital- [ATUALIZADO] Razões para você trabalhar com marketing digital…
PLR - Private Label Rights: O Que é e Como é Utilizado no Registro de…
Como Funciona Instant Articles no Facebook? Você alguma vez já tentou abrir um link no…
Afiliado Investidor: O Que é e Como se Tornar Um Antes de começarmos a nos…
Como se Tornar um Afiliado Autoridade: O Guia Completo Existem dois perfis principais de afiliados…