Tempo de leitura: 9 minutos
Toda a nossa rotina diária é baseada em decisões, seja quando decidimos fazer algo como comprar um determinado produto em um supermercado ou quando decidimos assistir uma série em uma plataforma de streaming, vou mencionar aqui 7 gatilhos mentais para você usar no seu negócio.
O nosso cérebro funciona como uma máquina e essa tomada de decisões diárias o esgota, visto que são milhares delas todos os dias.
Uma pessoa adulta chega a tomar até 35.000 decisões por dia! Já imaginou quanto trabalho é para a sua mente?
Para evitar que o cérebro se desgaste assim, ele passou a atuar de um modo “automático” na maioria das decisões tomadas ao longo do dia e foi aí que surgiu uma estratégia chamada de“gatilhos mentais”.
No texto de hoje, explicarei o que é essa estratégia, que tornou-se tão popular no mundo dos negócios para influenciar a decisão dos consumidores, baseado no modo “automático” do cérebro.
Se você tem curiosidade para saber mais sobre gatilhos mentais, acompanhe o texto até o final!
A estratégia de usar gatilhos mentais consiste, basicamente, em persuadir uma pessoa a tomar decisões no modo piloto automático.
Ou seja, utilizando-se das escolhas que o cérebro faz de modo espontâneo, baseado em emoções.
Funciona assim: para não se desgastar completamente, o nosso cérebro vai adotar medidas para prevenir esse uso excessivo.
O que leva você a tomar decisões, muitas vezes, pela influência do ambiente externo, de modo emocional.
As empresas utilizam gatilhos mentais para aumentar o número de vendas.
Fazendo com que o cliente se sinta necessitado em comprar determinado produto ou serviço, oferecido pela empresa sob a influência dessas estratégias.
Os gatilhos mentais devem ser usados com inteligência e ética para que lhe rendam bons resultados.
Isso significa que a persuasão deve induzir que o cliente tome uma atitude que vai ser de interesse para o seu negócio.
Mas que também trará benefícios para ele (o que difere os gatilhos mentais da enganação).
Vou listar a partir de agora, os gatilhos mais conhecidos e úteis para você pôr em prática e otimizar os seus negócios.
Com uma maior tomada de decisão por parte dos seus potenciais clientes.
Imagine que seja lançado no mercado um produto raro, que poucos podem ter e é uma edição limitada.
Essa é a ideia geral do gatilho mental da escassez, que é induzir o cliente a comprar um produto por ele ser raro no mercado, tornando-o especial.
A lógica desse gatilho é a de “perder para dar valor”.
Na cabeça das pessoas, quanto maior o nível de dificuldade para conseguir algo e quanto mais específico for esse objeto, mais desejado ele se torna para os consumidores.
Essa tática faz uso da premissa de que as pessoas gostam de ser especiais, diferentes.
Então, possuir algo que é limitado e raro, e que é difícil de se conseguir, torna o possuidor do produto diferenciado dos demais.
Um exemplo disso aconteceu com a relojoaria Suíça Franck Muller.
Que lançou uma edição limitada chamada “Franck Muller Atlântico”, que conta com apenas vinte exemplares, tornando o produto raríssimo e muito exclusivo.
O lançamento do produto gerou grande alvoroço entre os entusiastas e amantes de relógio por ativar o gatilho mental da escassez.
Esse gatilho trabalha com a idéia de tempo curto e é bem simples: o cliente terá que tomar decisões rápidas para conseguir aproveitar a oferta vantajosa que há sobre o produto durante aquele determinado período de tempo.
É um gatilho que atua muito sobre o inconsciente!
Não há exemplo melhor para se usar do que o da Black Friday.
Onde o cliente tem um único dia para aproveitar a queima de estoque e as promoções que as empresas estão oferecendo.
Ao diminuir muito o preço dos produtos por apenas uma quantidade X de tempo, é presumível que as pessoas tomem decisões inconscientes para agir rápido e aproveitar as ofertas.
Para aplicar isso na sua campanha de marketing, você precisará estudar os usos das palavras certas para convencer o seu público-alvo .
E aplicar seu discurso de forma convincente para ativar o senso de urgência do cliente.
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para participar da Nossa Comunidade de Empreendedores de SUCESSO. Vou te mandar de presente o Guia Definitivo para Empreendedores, NÃO PERCA!
O gatilho mental da autoridade funciona da seguinte maneira: é preciso fazer com que o cliente perceba que você é uma autoridade naquele produto, para assim passar segurança a ele para realizar a compra.
Dos gatilhos mentais utilizados pelas empresas, esse talvez seja um dos mais populares, pois ao conseguir ter autoridade.
Você terá a lealdade e o respeito dos seus clientes, assim como a confiança deles.
Lembre-se de que para ser uma autoridade em qualquer área, você precisa oferecer qualidade para o seu cliente.
Desenvolvendo um conteúdo de excelência para conquistar a confiança do seu público-alvo.
Essa é uma chave mestre dos gatilhos mentais, pois os consumidores sempre estão atrás de lançamentos e novidades.
E com isso, lançar no mercado um produto de qualidade que é novoe vai te conseguir muitos clientes.
A novidade ativa a curiosidade, visto que é algo desconhecido, que nunca foi testado ou teve-se contato.
Logo, o cliente quer saciar esse desejo de conhecer o produto e acaba por comprar o que é novidade pela indução emocional.
Vale lembrar que você precisa oferecer algo inédito no mercado ou pelo menos um update de um produto já lançado, ou não conseguirá ativar o gatilho da novidade no seu público-alvo.
A Apple, por exemplo, mantém a linha dos iPhones sempre bastante desejada, lançando novos modelos do produto em um alto grau de qualidade.
Você, muito provavelmente, já se deparou com um comercial na televisão falando sobre um filme incrível que será lançado em um futuro indeterminado ou já assistiu trailers de filmes no cinema.
Pois é, aí é que consiste a estrutura do gatilho da antecipação, fazendo com que o cérebro do consumidor ative o senso de expectativas para o futuro.
Tornando o produto ainda não lançadoextremamente desejado.
Nós adoramos ter boas expectativas para o futuro e como não temos controle sobre ele, então imaginamos as melhores coisas e esperamos por isso.
No mercado a lógica é bem simples, aqui vai uma lista do passo a passo do gatilho da antecipação:
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as novidades do blog!
Esse é um dos mais poderosos gatilhos mentais, pois essa estratégia trabalha com uma premissa simples: vá para onde a maior parte das pessoas vai!
Uma das técnicas usadas pelas grandes marcas, nos dias da comunicação rápida e das redes sociais, é a de pagar famosos para fazer o marketing dos produtos em suas páginas pessoais, seja no Instagram, Facebook ou Twitter.
Um teste básico é: um possível comprador vai escolher uma marca de celular desconhecida que ninguém fala sobre ou mesmo usa ou vai escolher um aparelho que está sendo divulgado por vários influencers?
A lógica usada é bem simples, se todo mundo usa, é porque o produto deve ser bom!
Então, o cliente ao invés de arriscar comprar um produto desconhecido, vai optar por comprar o produto de uma marca confiável que tem uma taxa de aprovação alta e é usada por um grande número de pessoas.
Nesse tipo de gatilho mental, portanto, conta muito os depoimentos, sejam eles escritos ou em vídeos, como prova social do sucesso do produto!
Uma estratégia muito utilizada por produtores digitais que disponibilizam cursos online ou E-Books gratuitos é o gatilho da reciprocidade.
Esse gatilho mental baseia-se na premissa de que o ser humano, de uma forma inconsciente, precisa retribuir aquilo que lhe foi proporcionado ou uma ação positiva que fizeram em seu favor.
No caso de uma empresa que oferece materiais de qualidade gratuitos para seu público-alvo, a reciprocidade é que eles venham a fazer algum tipo de ação, como ceder seu e-mail ou realizar uma compra no site da mesma.
Segue abaixo a estrutura geral de um gatilho mental da reciprocidade:
É nessa relação de “uma mão lava a outra” que o gatilho da reciprocidade se baseia e concretiza!
Como você viu, os gatilhos mentais são técnicas persuasivas, portanto muito utilizadas com a finalidade de convencer os seus leads ou clientes a tomarem uma determinada decisão.
Quando bem utilizados, esses gatilhos podem multiplicar bastante as suas vendas, garantindo uma maior quantidade de conversões e um excelente crescimento do seu negócio.
Portanto, o objetivo desse texto foi mostrar quais são as melhores opções de gatilhos mentais para serem utilizados dentro do marketing digital, proporcionando resultados positivos para você.
Gostou do artigo de hoje sobre os 7 Gatilhos Mentais Para Você Usar no Seu Negócio mais utilizados no marketing digital?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.
Leads – O que são? Todo mundo que resolve iniciar um empreendimento digital, inclusive…
Razões Para Trabalhar Com O Marketing Digital- [ATUALIZADO] Razões para você trabalhar com marketing digital…
PLR - Private Label Rights: O Que é e Como é Utilizado no Registro de…
Como Funciona Instant Articles no Facebook? Você alguma vez já tentou abrir um link no…
Afiliado Investidor: O Que é e Como se Tornar Um Antes de começarmos a nos…
Como se Tornar um Afiliado Autoridade: O Guia Completo Existem dois perfis principais de afiliados…